Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Nosso Mundo

Dónde:
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) / Av. Pedro Alvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
03 mar de 2023 - 09 jul de 2023
Inauguración:
02 mar de 2023 / 19:00
Precio:
R$25,00 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A partir de 2 de março, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo) recebe um trabalho inédito da artista Shirley Paes Leme, pensado especialmente para ocupar a Sala de Vidro da instituição. A convite do curador-chefe do MAM, Cauê Alves, a artista concebeu uma instalação site-specific que dialoga com o entorno do museu, e ao mesmo tempo instiga o público a pensar sobre as condições climáticas. Nosso mundo (2022-2023) é uma instalação composta por mais de 1000 filtros usados de ar-condicionado de carro e alumínio reflexivo. Enquanto os filtros formam na parede da sala um skyline da cidade, com aspecto turvo e fora de foco trazendo a imagem causada pela poluição do ar, o chão espelhado irá refletir a paisagem e a arquitetura do Parque, e o visitante, colocando no mesmo espaço as árvores e também a marquise. A artista explica que esse caráter espelhado do chão deve ... tornar a Sala de Vidro um lugar confuso, pois o público não saberá muito bem o que está por vir, já que tudo em volta ficará dentro do mesmo espaço. “Ao mesmo tempo, o visitante se vê e vê as árvores, o teto, a parede refletida no chão, e vê também as árvores, a parede real, causando uma confusão de realidades", comenta Shirley Paes Leme. Simultaneamente, haverá o skyline na parede, tornando o lugar que parecia contemplativo em um espaço, na verdade, provocativo. O diálogo com o Parque Ibirapuera também esteve presente nas últimas obras que ocuparam a Sala de Vidro do MAM, como os Cupinzeiros (2022), de Lidia Lisboa; Origem e Destino (2021), de Rodrigo Bueno, e Retromemória (2022), de Lenora de Barros. Os filtros de ar-condicionado que constroem o skyline na obra são todos usados, com o aspecto escuro da “marca da fumaça”, como a artista chama, tendo em vista que o ar poluído da cidade passou por dentro deles. Os rastros de fumaça fazem parte, de certa maneira, da trajetória da artista, que já utilizou como material para compor obras das séries Tensão, Resíduos da Cidade e Fumaça-ação. O caráter manchado desses filtros evoca uma tensão um tanto assustadora, já que convoca o público a pensar que o mesmo ar que passa por eles é o ar que respiramos. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) em 2022 indicou que a poluição presente no ar na cidade de São Paulo ficou acima do recomendado pela OMS nos últimos 20 anos. “Além de apontar para questões ambientais cada vez mais urgentes, Shirley Paes Leme reflete e dá visibilidade para a situação paradoxal de estarmos numa espécie de oásis poluído”, aponta o texto curatorial da obra escrito por Cauê Alves.

 

 

Entrada actualizada el el 21 jun de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones