Exposición en Oporto, Porto, Portugal

O Acontecimento Singular. Visões e Enigmas na Imaginação do Real

Dónde:
Galeria Pedro Oliveira / Calçada de Monchique, 3 - 4050-393 Porto / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
17 mar de 2018 - 05 may de 2018
Inauguración:
17 mar de 2018 / 16:00
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Descripción de la Exposición
As exposições colectivas trazem consigo imensos desafios que esta nota não pretende de todo tratar, isto porque não é esse o assunto que me traz aqui mas sim o de partilhar algumas ideias sobre o processo em que estive envolvido na preparação desta exposição. As minha escolhas para esta exposição são subjectivas e desde que organizo exposições que assim o é. Esta liberdade permite tecer relações improváveis e aguardar por surpresas. Não se trata de deixar tudo ao acaso, mas antes criar um contexto onde, e apesar dos constrangimentos, os artistas possam imaginar e projectar o seu trabalho. Pensar obras e discursos artísticos distintos para um mesmo espaço exige a capacidade de imaginar um lugar de experiência comum, onde coisas menos óbvias, como relações entre tempo, espaço e ritmo, assumem particular relevância. Exige imaginar um lugar onde forma, matéria e discurso, constroem sentidos muitas vezes aleatórios, muitas vezes opacos e exige saber ... viver com isso. Esta exposição encontrou-me num momento de fadiga relativamente a ideias de proximidade, diálogo e metáforas disto e daquilo, que como bem sabem, circulam e povoam não só o espaço artístico mas também o político mediático. Em parte, ambiciono um lugar menos óbvio, onde as rotinas do ver não se repitam, porque disso estamos todos fartos. Imaginar isto é um processo algo secreto e difícil de partilhar. Não me façam perguntas pois não tenho resposta. Fazer exposições é construir um lugar novo, um lugar de dúvidas e de expectativas, um acontecimento singular. No dia da inauguração gostaria de sussurrar ao ouvido de cada visitante um segredo que guardo mas, como devem imaginar, nesse dia passo a palavra aos artistas. Sejam bem vindos. Eduardo Matos

 

 

Entrada actualizada el el 15 mar de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones