É sabido que Calouste Gulbenkian se sentia atraído tanto pela arte do Próximo Oriente como da Europa Ocidental. Entre as obras que reuniu nas suas coleções, estão presentes os azulejos, forma de expressão artística que as duas zonas da cultura mediterrânica partilharam e ainda partilham. Assim, o núcleo gerador deste projeto é a coleção de azulejos de Iznik, fabricados na Turquia, cuja produção está bem representada no Museu Calouste Gulbenkian.
Em Portugal, país que considera o azulejo um dos símbolos da sua identidade, se promove uma exposição que põe pela primeira vez em diálogo esta arte enriquecedora dos espaços urbanos, produzida num espaço alargado entre a Ásia Central, a Europa Ocidental e o Norte de África, durante um longo período entre o Egipto Antigo e o século XXI.
Esta exposição porá em diálogo
... as qualidades específicas das cerâmicas de revestimento das arquiteturas. Sabemos a importância da produção do nosso país, pela diversidade de soluções decorativas e iconográficas. Agora, na tradição do Museu Calouste Gulbenkian de dar a conhecer outras realidades, divulga-se pela primeira vez entre nós a produção qualificada de regiões e culturas tão diversas como a Espanha, a Itália e a Flandres, a Holanda e o Império Otomano, a Inglaterra e a Pérsia, Portugal e a Índia, não sendo raro revelarem-se influências da China distante. Rotas comerciais podiam ser também os veículos de difusão de ideias e gostos, deixando transparecer uma visão otimista de relações entre os povos, da circulação de valores entre culturas.
Entrada actualizada el el 26 may de 2016
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.
Recibir alertas de exposicionesMadrid, España
Hauser & Wirth Menorca / Baleares, España
Auditorio 200 - Edificio Nouvel - Museo Reina Sofia / Madrid, España
Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.
Recibir alertas de exposiciones