Descripción de la Exposición
A exposição "O Fotógrafo Acidental – Serialismo e Experimentação em Portugal, 1968-1980" é uma tentativa de mapear o uso crítico e conceptual da fotografia por artistas visuais em Portugal. Cobrindo um período atravessado pela Revolução do 25 de abril de 1974, a exposição revela as importantes transformações da arte portuguesa num contexto de difícil inscrição cultural das propostas dos artistas. Constituindo uma primeira tentativa de apresentação deste fascinante panorama criativo, a exposição proporciona uma oportunidade rara para compreender também as transformações no próprio uso da fotografia.
Três constatações são possíveis pela visão conjunta das obras em contexto expositivo: o uso da fotografia como produção de imagens únicas e extraordinárias é preterido em função de séries de imagens, relacionando-se mais com o cinema do que com a história específica do medium fotográfico; a fotografia é usada frequentemente como meio de documentar processos performativos de que a câmara é a única testemunha; por fim, a instalação, por vezes de grandes conjuntos de imagens, frequentemente com uso de texto, passa a ser a tipologia utilizada por muitos artistas.
A exposição apresenta obras de Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa, Ernesto de Sousa, Fernando Calhau, Helena Almeida, Jorge Molder, José Barrias, Julião Sarmento e Vítor Pomar. Por ocasião da exposição, será lançado um catálogo com documentação sobre as obras expostas.
Actualidad, 17 may de 2017
#loquehayquever en Portugal: las exposiciones más destacadas en torno a ARCOlisboa
Por PAULA ALONSO POZA
ARCOlisboa celebra su segunda edición y se convierte en una cita ineludible del panorama portugués. Museos y galerías inauguran estos días las exposiciones con las que dan la bienvenida a ...
Exposición. 20 may de 2017 - 10 sep de 2017 / Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest - Lisboa / Lisboa, Portugal
Exposición. 30 abr de 2025 - 14 sep de 2025 / Varios espacios de Madrid y otras ciudades españolas / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España