Exposición en Lisboa, Portugal

Objectos de companhia para um mundo aparentemente contínuo

Dónde:
Carlos Carvalho - Arte Contemporánea / Rua Joly Braga Santos, Lt F - R / C / Lisboa, Portugal
Cuándo:
28 ene de 2017 - 18 mar de 2017
Inauguración:
28 ene de 2017 / 16:00
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
“(…) na realidade, não é só aos homens que cada um de nós está ligado por um sistema de influências, é também aos objectos. Portanto, sou obrigado a utilizar uma nova definição, segundo a qual uma sociedade é um conjunto de pessoas e de objectos, ligados por um sistema de influências.”(1) Sobre a estranheza do mundo contemporâneo, o filósofo Odo Marquard (1999) declara que “os inúmeros avanços científicos e técnicos existentes numa sociedade impõem um obstáculo acrescido aos indivíduos em adquirir e empregar a experiência num mundo onde o que é familiar e próximo rapidamente se torna estranho.”(2) Esta estranheza pode ser fruto de um processo de aceleração da vida e do quotidiano, no qual convergem, por exemplo: uma determinação mais obscura das origens de certos problemas; uma divisão do poder mais volúvel; uma fronteira no acesso ao poder; adversários ocultos; alterações drásticas no ambiente à nossa volta – rural ou ... urbano, a rápida obsolescência dos objectos, os nossos incontáveis heterónimos sociais e em rede. Tudo colabora para sentirmos o mundo mais nebuloso e ambíguo, vítimas e habitantes de uma caixa de Pandora, numa variante revista e aumentada. “Objectos de companhia para um mundo aparentemente continuo” habita esta estranheza e estará organizada numa lógica de conteúdos fragmentária ou em aberto. É um registo de caminhadas inacabado – entende-se aqui a caminhada, como método ancestral de viagem crítica, narrativo, que catalisa o conhecimento, o acto artístico e a ficção. A exposição divide-se em vários capítulos que marcam diferentes momentos desse trabalho de campo realizado nos últimos meses, combinando diferentes pontos geográficos, literatura, artigos científicos, fábulas e outras estórias. Os seus elementos convergem para uma narrativa de imersão, em formato de instalação, que se oferece ao visitante de forma livre e inacabada. Os objectos apresentados – restos, escombros, pedras, pó, desenhos, fotografias, animações-vídeo, livros, integram a relação entre o legado de conceitos como o impulso utópico, a condição tecno-humana, a extinção dos seres e dos objectos, a estranheza advinda da “grande aceleração” do impacto da actividade humana na camada geológica da terra, bem como a ideia de insularidade enquanto desejo de imaginação, autonomia, isolamento ou refúgio. (1) Friedman, Yona (1977), Utopias realizáveis, Lisboa: Sociocultur (2) Marquard , Odo (1999) Apologia de lo Contingente: Estudios Filosoficos, Valencia: Institucio Alfons el Magnanim

 

 

Entrada actualizada el el 27 ene de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones