Exposición en Bragança, Braganca, Portugal

Olhos azuis do mar

Dónde:
Centro de Arte Contemporânea Graça Morais / Abílio Beça, 105. 5300 - 011 / Bragança, Braganca, Portugal
Cuándo:
09 mar de 2019 - 08 sep de 2019
Inauguración:
09 mar de 2019
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Em 2005, à semelhança daquilo que fizera em Cabo Verde, em 1988, Graça Morais aceita o convite para realizar em Sines, numa residência artística, uma série de trabalhos inéditos para aquela que seria a exposição inaugural do Centro de Artes da cidade. Desta residência, realizada num atelier improvisado, na torre do castelo, resultaria um conjunto significativo de obras a grande escala, a partir das quais a artista encena e ficciona um surpreendente universo povoado de criaturas marinhas e enredos fantásticos. A pequena comunidade de pescadores, o cais, os barcos, a lota, as gaivotas e os peixes, como as lendas e os rituais locais e, de modo excecional, a figura masculina, constituir-se-iam referentes inabituais da sua obra. Graça Morais volta-se para o mar e apropria-se de cenas autênticas, como o regresso dos pescadores da dura faina ou as anárquicas lutas que as gaivotas travam pelo peixe. No entanto, o denominador comum centra-se, em grande ... parte dos trabalhos, no recurso à transfiguração do real. No mar que Graça Morais nos traz há, por isso, homens de invulgares olhos azuis, há gaivotas que são anjos, homens que assumem feições e comportamentos de gaivotas, gaivotas que personificam atitudes e gestos humanos, capazes de desencadear cenas tão grotescas como inesperadas. Também nos retratos que realiza, há alguns fiéis ao modelo, mas, na sua maioria, as linhas que configuram as formas humanas tornam-se quase impercetíveis e aquilo que têm de humano vemo-lo transformado numa concha, num búzio, num peixe ou em qualquer outro elemento marinho. Ao conjunto de trabalhos aqui reunidos, associam-se ainda objetos, fotografias e alguns desenhos preparatórios que deram origem a obras como a monumental tela que encerra a exposição, onde a artista inventa, sobre um intenso fundo azul, “Uma História Trágico-marítima”. Curadoria: Jorge da Costa Produção: Município de Bragança / Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

 

 

Entrada actualizada el el 21 mar de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones