Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Órbitas

Dónde:
Galería Lume / Gumercindo Saraiva, 54. Jardim Europa / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
13 ago de 2013 - 27 sep de 2013
Inauguración:
13 ago de 2013
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

A Galeria Lume abre a instalação conjunta Órbitas, resultado da parceria inédita entre Florian Raiss e Paulo von Poser. O projeto conta com esferas de cerâmica, pintadas 'a quatro mãos', com expografia pensada para dar efeito de flutuação no espaço da Galeria. A obra foi concebida e desenvolvida especialmente para a edição deste ano da semana de design.

 

Dezessete esferas de cerâmica esmaltadas encontrar-se-ão em suspensão na Galeria, em referencia aos vários sentidos que a palavra órbita representa, especialmente na astrologia.

 

O principal objetivo desta série inédita de Florian Raiss e Paulo von Poser,é estimular a potência do movimento do olhar dos espectadores, sua imaginação e suas diversas possibilidades. Todo o espaço da instalação é desenhado de forma a posicionar os globos numa superfície infinita, sem prumo, sem limites, o que tende a ... fortalecer o diálogo que há entre os traços dos artistas que dividem a autoria de cada peça.

 

Em princípio, os desenhos dos dois artistas podem parecer opostos mas, como definiu Paulo Kassab Jr., curador da exposição, '...após uma observação mais profunda, nota-se uma intensa complementaridade assinalada pela pesquisa do ser humano em suas subversões e pelas representações que retratam seus anseios.'

 

Este encontro entre os dois artistas cria uma atmosfera imprevisível, onde a sobreposição gera uma dimensão ambígua e onírica. Pela própria forma da esfera, seus dois lados nunca estão dentro do mesmo campo de visão. Ou seja, apenas uma parte é revelada, enquanto a outra se projeta na mente do observador, o qual recria o cenário de acordo com sua realidade.

 

Acerca das inúmeras possibilidades de se enxergar a instalação, Paulo Kassab Jr. reitera: 'Assim voltamos aos assuntos estudados pelos dois artistas (Raiss e von Poser) durante mais de 30 anos: o homem como autor e revelador da sua própria condição e do seu entorno. A imaginação não como um estado, mas como a própria existência humana, como definiu William Blake'.

 

A ação proposta pela Galeria Lume promove o design e suas relações com a arte. Trata-se de um evento aberto ao público, o qual é convidado a interagir em meio a esse universo de objetos 'fora de órbita'.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Órbitas

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones