Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Os Coloritmos de Alejandro Otero

Dónde:
Estação Pinacoteca / Largo General Osório, 66 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
03 sep de 2012 - 06 ene de 2013
Inauguración:
03 sep de 2012
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición

O IAC - Instituto de Arte Contemporânea - apresenta a exposição 'O Espaço Ressoante. Os Coloritmos de Alejandro Otero' de 3 de setembro de 2012 a 6 de janeiro de 2013 na Estação Pinacoteca. Em parceria com a Fundação Nemirovsky e a Pinacoteca do Estado e sob curadoria de Rina Carvajal, a mostra é a primeira grande individual do artista venezuelano no Brasil e primeira exibição da série 'Coloritmos' fora da Venezuela.

 

Pintor e escultor, Alejandro Otero (1921-1990) é um dos mais prestigiados nomes na história da abstração. Em sua prática, desenvolveu uma pesquisa lúcida e coerente que lhe permitiu gradualmente resolver questões artísticas, esgotando suas possibilidades e as levando às últimas consequências compositivas.

 

Otero frequentou a Escuela de Artes Plásticas de Caracas de 1939 a 1945. Depois, se mudou para Paris, onde ... aprofundou seus estudos da obra de Piet Mondrian e produziu algumas de suas séries pictóricas mais importantes. Entre 1946 e 1948, pintou 'Las Cafeteras' (As cafeteiras), um conjunto de obras que marcou sua transição da figuração para abstração e, exposta em Caracas, em 1949, marcou o lançamento da abstração e da arte moderna na Venezuela.

 

Em 1951, Alejandro Otero iniciou as séries 'Líneas de color sobre fondo blanco' (Linhas de cor sobre fundo branco) e 'Collages ortogonales' (Colagens ortogonais), nas quais investigou exaustivamente a concepção dinâmica do espaço e da estrutura bidimensional. A ênfase espacial nesses trabalhos levou Otero a considerar a necessidade de um formato 'diferente da bidimensionalidade da tela e do papel' e imaginar possibilidades oferecidas pela arquitetura.

 

Otero retornou a Caracas, onde um importante movimento na arquitetura tinha início. Foi convidado a participar do projeto de integração das artes visuais no curso de arquitetura da Universidad Central de Venezuela. Trabalhando ao lado de um grupo de artistas venezuelanos e estrangeiros (como Mateo Manaure, Francisco Narváez, Jesús Rafael Soto, Alexander Calder, Fernand Léger, Jean Arp e Victor Vasarely), Otero criou uma série de obras públicas em grandes formatos: os murais e vitrais da Faculdade de Engenharia (1954) e as Policromías executadas em mosaico de vidro nas fachadas da Faculdade de Arquitetura (1956) e da Escola de Farmácia (1957).

 

COLORITMOS

 

A Estação Pinacoteca exibirá mais de 40 'Coloritmos', temporariamente cedidas por coleções públicas e particulares. Otero produziu a série entre 1955 e 1960, valendo-se de um processo construtivo que integrava diferentes tipos de espaço em um único plano pictórico. As obras 'transbordam do plano e lançam-se ao espaço arquitetônico, cingindo-o', segundo o artista, que propôs a noção do plano como campo espacial de forças em expansão, funcionando simultaneamente como pintura, volume e arquitetura.

 

Pintados com tinta-laca industrial brilhante Duco aplicada a revólver ou rolo sobre madeira ou Plexiglas, os Coloritmos são módulos de composição de grande formato sobre estruturas retangulares de suporte. Organizados por faixas escuras e paralelas, dispostas em espaços regulares sobre fundo branco, as pinturas ostentam toques de cor entre as faixas que ativam a estrutura do plano por inteiro.

 

A ênfase no ritmo e na cor, e não na forma, resultou em uma ambiguidade espacial sugestiva. Com grande rigor e dinamismo visual, Otero articulou uma complexa malha de ritmos e tensões de cor, lineares e espaciais, de tal forma que o 'ritmo direcionalmente aberto' se estende para o exterior da pintura.

 

Os primeiros Coloritmos foram construídos por meio de faixas pretas e brancas, com toques de cor pura e brilhante. Entre as linhas escuras, esses acentos de cor produzem vibrações e dão origem a um diálogo entre dimensões, ritmos e espaços. Nos Coloritmos posteriores, ele transformou os toques de cor em retângulos alongados, estabelecendo um esquema mais aberto no qual as faixas, agora destituídas de continuidade, parecem formar um bloco sólido. Enquanto os primeiros Coloritmos atraíam o olhar do espectador para o interior do plano, os painéis subsequentes remetem o olhar do plano para o espaço exterior a ele.

 

A obra de Alejandro Otero foi exposta em quatro edições da Bienal de São Paulo (1957, 1959, 1963 e 1991), sendo agraciada com Honra ao Mérito na V Bienal, em 1959, além da Bienal do Mercosul em 2007, em Porto Alegre.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Alejandro Otero in the Museo de Bellas Artes, Caracas, 1960.

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones