Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Os Dias Lindos

Dónde:
Utópica / Rua Rodésia 26 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
18 ago de 2017 - 16 sep de 2017
Inauguración:
17 ago de 2017 / 19:00
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A partir do dia 17 de agosto, semana anterior à abertura da SP-Arte/Foto 2017, a Utópica apresenta a exposição Os Dias Lindos, 20 fotografias de Carlos Moreira, com curadoria de Rosely Nakagawa, e que é uma itinerância da mostra primeiramente apresentada em Santos, de junho a outubro de 2016. O título “Os Dias Lindos” vem de uma crônica de Carlos Drummond de Andrade, publicada no jornal O Estado de São Paulo na mesma data de uma viagem feita por Carlos Moreira a Santos, durante a qual ele realizou algumas das fotografias selecionadas para a mostra. O dia era 27 de abril de 1975. As fotografias de Santos e Guarujá, das décadas de 1970 a 1980, são especiais por muitos motivos. Mostram cidades litorâneas ainda bucólicas e poéticas, nas quais as pessoas se entregam à paisagem, à contemplação sem pressa, longe da agitação que transformou o litoral Paulista ao longo dos ... últimos anos. As fotografias são cópias únicas - ampliadas pelo próprio autor nas décadas de 1970 e 80, em processo analógico, elas guardam processos e papéis que hoje não existem mais no mercado, encontrados apenas em coleções particulares e em museus. Os Dias Lindos traz imagens preciosas, que já foram pesquisadas por curadores e escritores, e expostas na Pinacoteca de São Paulo, na Caixa Cultural, no MASP, SESC entre outros espaços. Carlos Moreira nasceu em São Paulo em 1936. Formou-se em Economia em 1964. Nesse mesmo ano começou a se dedicar integralmente à fotografia. Professor de fotografia desde 1972, primeiro na ECA-USP e depois no M2 Studio, fundado conjuntamente a Regina Martins em 1990, dedica-se a ensinar fotografia como ensaio pessoal, promovendo a reflexão sobre a produção contemporânea e a história da fotografia nos últimos 30 anos. Assumidamente influenciado no início de sua carreira por Lee Friedlander e Henri Cartier-Bresson, sua primeira exposição individual, realizada em 1973 no MASP, foi marcante pelas ampliações impecáveis feitas em papel fibra, ícones dos que se apaixonaram por fotografia assistindo “Blow Up, depois daquele beijo”, de Antonioni. Carlos Moreira realizou diversas exposições individuais e foi premiado com a bolsa da Fundação Vitae de Artes em 1994. O livro Carlos Moreira - São Paulo, publicado pelas Edições SESC, reúne um extenso ensaio fotográfico sobre a cidade de São Paulo, realizado pelo fotógrafo nos últimos 50 anos, e foi indicado ao Prêmio Jabuti 2015 na categoria Artes e Fotografia.

 

 

Entrada actualizada el el 21 ago de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones