Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Osiris entre mulheres

Dónde:
Galeria Vieira Portuense / Largo dos Lóios, 49-50 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
14 sep de 2019 - 05 oct de 2019
Inauguración:
14 sep de 2019 / 16:00
Horario:
Segunda-feira das 14:00 às 19:00 e, de Terça-feira a Sábados das 9,30 às 12,30 horas e das 14,00 às 19,00 horas
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Descripción de la Exposición
Nada mais memorável e sugestivo do que participar numa exposição de pintura cujo tema se refere a uma relação mítica e talvez histórica entre deuses: “OSIRIS ENTRE MULHERES” Porque Osíris - que é o deus da antiguidade egípcia, mais venerado e amado por aquelas pessoas da época - chegou até aos nossos dias em plenitude de valores, como uma divindade vivificadora da fertilidade. Mas Osíris - para se tornar um deus completo - precisou da ajuda da sua esposa, Ísis. E qualquer um que hoje pense em Osíris, rapidamente o nome de Ísis surgirá na sua mente. A mulher deusa que conseguiu o milagre da ressurreição de Osíris após o seu assassinato e mutilação. Se Osíris é o deus da fertilidade e da vida ("O perfeito antes e depois do nascimento"), Ísis é a grande mãe protetora da humanidade, deusa da sabedoria, deusa do céu e do universo, Ísis representa como ninguém as mulheres ... de todos os tempos. Tal como o título da exposição diz… “Osíris ENTRE MULHERES”. Essa segunda afirmação é, na verdade, a marca profunda da expressividade feminina mais sublime de Ísis. Portanto, relacionar-se uma exposição de pintura a Osíris com as MULHERES é um sucesso, algo que vitaliza hoje a necessidade de destacar o valor das pessoas como iguais. Osíris (deus-homem) e Ísis (deusa-mulher) formam uma conjunção perfeita para a celebração e felicitação da vida presente e, quem sabe, também futura e eterna. Uma exposição que se move sob a criatividade deste tema realmente anuncia algo divino (e nunca melhor dito). A pintora galega María Luisa Novais não podia deixar a oportunidade de deixar a sua marca nesta exposição dentro dos valores que ela - em suas obras - sempre defende, onde a mulher é o centro vital de todas as coisas. Novais é uma mulher pintora com uma longa trajetória artística e de muitas e importantes exposições a nível nacional e internacional. O que, vem ao caso recordar, é a confluência de sua arte com a arte pictórica egípcia, onde ela dá apuro e força à cor dos seus quadros, alegre e altamente simbólicos, como podemos apreciar nas suas máscaras femininas, inquietantes e misteriosas. A originalidade de Maria Luisa Novais é sem dúvida a força vital e colorida de Ísis em suas representações. Seu estilo, sem dúvida, é original e onde a exaltação da figura da mulher e da natureza é fundamental em todo o seu trabalho. E como já foi proclamado em outras exposições, aqui também "Esta é uma oportunidade maravilhosa para conhecer, mais profundamente, esta artista e a sua obra". José Francisco González (escritor)

 

 

Entrada actualizada el el 10 sep de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones