Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Padrões

Dónde:
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia / Rua Alemanha 221, Jardim Europa / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
20 jun de 2013 - 07 jul de 2013
Inauguración:
20 jun de 2013
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Heloisa Nilo, esculturas. Zaida Siqueira, fotografías.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Linhas retas, sinuosas, convergentes, paralelas, que se afastam ou se reúnem, formando todo tipo de desenho: repita um deles de maneira regular e terá um padrão, como na estampa de um tecido, a forma de uma renda, a decoração de um azulejo, os vazios e cheios de uma escultura... Visíveis nas coisas mais diversas e numa infinidade de variações, padrões existem em todas as culturas porque são capazes de traduzir de forma simbólica elementos essenciais da experiência humana. Eles condensam valores e crenças formados desde tempos imemoriais por diferentes sociedades, indissociáveis do ambiente natural em que vivem seus membros e, antes deles, viveram seus antepassados. Que se tome um povo indígena da Amazônia e se verá que os padrões presentes em sua cultura traduzem uma visão de mundo, uma cosmologia que sustenta sua organização social, mitos que falam de sua origem, ritos ... que marcam o lugar dos indivíduos na comunidade e seu destino após a morte... Isto é o que ganha forma simbólica e expressão visível nos padrões que se repetem, dos desenhos de sua pintura corporal aos de sua cestaria ou suas peças cerâmicas.

 

Entretanto, o que nos parece familiar em tais padrões próprios à cultura de outros povos distantes de nós, no tempo e no espaço? Há aqui uma razão profunda. Embora em cada cultura os padrões tenham significados específicos, em suas formas e desenhos eles são universais. Nascidos na noite dos tempos, de uma íntima relação do homem com a natureza e da observação de suas formas, os padrões revelam também a capacidade humana de atribuir-lhes significado, transformando-as em símbolos. Assim, padrões não reproduzem apenas as formas naturais, mas antes as recriam, reduzidas às suas características essenciais, quase abstratas, como as figuras de uma geometria sagrada pitagórica redescoberta na filosofia de Platão e presente nas mais variadas formas de pensamento religioso ou esotérico. Isso é o que confere à interpretação das formas abstratas dos padrões uma extraordinária polissemia, envolvendo o macrocosmos e o microcosmos, a natureza e seus viventes, a alma humana e os astros do céu, a indicar um íntimo parentesco na relação do homem com o mundo natural, a vida social e, por fim, a totalidade do cosmos... Tudo é parte da mesma trama comum, na totalidade pulsante da vida.

 

Há muitas maneiras de se empreender uma viagem pelo mundo dos padrões que encontramos no dia a dia de nossa experiência, nas formas da natureza e naquelas criadas pelo homem. Com seu olhar atento e amoroso, a fotógrafa Zaida Siqueira e a artista plástica Heloísa Nilo nos convidam, com suas diferentes linguagens, a compartilhar com elas uma mesma alegria de redescoberta das coisas do mundo, e a mesma lição de sabedoria a que ela pode nos conduzir.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Padrões

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones