Exposición en Lisboa, Portugal

Palácio da Memória

Dónde:
Sala da Cortiça - Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) - Universidade de Lisboa / Rua da Escola Politécnica, 56-58 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
23 oct de 2015 - 15 feb de 2016
Inauguración:
23 oct de 2015 / 19:00
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Palácio da Memória é uma exposição do arquitecto João Ó que reflecte sobre a figura do sacerdote e cientista Matteo Ricci. Este jesuíta italiano do Século XVI, estabeleceu-se, via Macau, na China continental, tendo sido aceite e adoptado como intelectual pela dinastia Ming. Foram fundamentais os seus contributos na cartografia - é da sua autoria o primeiro Mapa-múndi ocidental em língua chinesa -, matemática, geometria, astronomia, geografia e teologia, passando pela publicação de um Tratado Acerca Da Amizade e pela difusão da técnica mnemónica utilizada para potenciar uma maior capacidade de memorização. A sua acção teve um papel determinante na dinâmica da relação intercultural, proporcionando uma nova visão do mundo e o reconhecimento mútuo entre as civilizações distantes de Oriente e Ocidente. Em Palácio da Memória, apresentado no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, João Ó homenageia o jesuíta, recorrendo, alegoricamente, às técnicas de Ricci, tanto em termos de ... símbolos condutores, como, mais concretamente, nas três instalações de grande escala que se inspiram em aspectos da sua vida. As três propostas, disseminadas no átrio de entrada do Museu, no Anfiteatro e numa sala de planta quadrangular, compõem arquitecturas de uma apurada precisão espacial - porque se integram e interagem nos diferentes espaços do edifício - e excêntricas - porque remetem para uma opacidade cultural devido ao recurso ao bambu como material utilizado, e também às formas construtivas que apresentam. A utilização dos colmos de bambu e das técnicas específicas de amarração dos caules sublinha a descontextualização do próprio bambu, que nas zonas tropicais do Sudoeste Asiático constitui material tradicional de construção, e aqui é a matéria plástica que comunica os conteúdos expositivos. As peças foram erguidas in loco por mestres da profissão que, para executar o trabalho viajaram pela primeira vez à Europa e a Lisboa. Cada uma das intervenções foi concebida para cada um dos recintos - morfologia, escala, volumetria, posição espacial -, e cada uma delas apela à experiência física e à percepção visual, aludindo para diferentes aspectos relacionados com a matéria, a memória e a cognição.

 

 

Entrada actualizada el el 09 feb de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones