Exposición en Santo Tirso, Porto, Portugal

Palavras objecto

Dónde:
Casa da Galeria Centro de Arte Contemporânea / Rua Prof. Dr. Joaquim Augusto Pires de Lima, 33-37 / Santo Tirso, Porto, Portugal
Cuándo:
19 may de 2012 - 21 jul de 2012
Inauguración:
19 may de 2012
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

Ser desafiado a escolher um livro, é admitir a exclusão, assumir uma preferência, fazer uma opção. Foi assim que dei corpo ao meu trabalho agora apresentado, lançando o desafio de uma escolha àqueles para quem a palavra é o centro de criação. Escolher um livro e auxiliar essa eleição com palavras que a legitimam.

 

Tenho vindo a dedicar o meu interesse e estudo à relação da palavra e imagem, nas artes plásticas em particular na pintura, ao que se acresce um especial gosto pelos livros, contentores por excelência de palavras e imagens (reais, ou por nós imaginadas), aliciando-me desta forma para a execução deste projecto. À resposta obtida da parte dos escritores convidados e de minha especial admiração, eu pintei pequenas telas com a capa do livro eleito. São escritores que fazem parte das minhas leituras, que têm contribuído para ... a minha aprendizagem e formação.

 

A opção dos escritores que eu escolhi que por sua vez optaram por uma escolha de um outro escritor.

 

A minha imagem é a capa do livro escolhido por cada um deles, uma resposta pictórica, um corpo visual que acompanha a palavra exposta no suporte de uma tela. Esta apresentação conjunta admite uma relação objectiva da opção, no entanto a subjectividade transcende a simplicidade do mero acto da escolha e da relação física do elemento plástico e escrito. Prevalece o espaço do mistério, na organização do sentido objectivo do que se pode admitir como opção, transformada numa relação da palavra e imagem.

 

A capa é o semblante do volume que contém as palavras, é nela que podemos adivinhar a presença da palavra. Às palavras de cada autor cabe a existência de uma opção, de uma razão, que nos servirá sempre de estímulo, de uma curiosidade em aberto, de um livro que se abriu de umas palavras, que se fizeram texto, de uma leitura que se fez imagem.

Joana Rêgo

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Joana Rêgo

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones