Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Panorama da cidade de São Paulo

Dónde:
Beco do Pinto - Museu da Cidade de São Paulo / Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
07 oct de 2023 - 09 jun de 2024
Inauguración:
07 oct de 2023
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Eu entreguei o que era dela: “Toma, Senhora dos Raios, leva daqui essa carcaça, esse egum da mentalidade colonial e racista que inda sibila entre os vivos”. Kaiongo sorriu outra vez, cúmplice, e desapareceu soberana na noite sem lua. (SILVA, 2022. p. 38)¹ Em Exuzilhar, Cidinha da Silva brinca com dois termos – Encruzilhada e Exu – evocando as energias que desses nomes fluem para traçar, através da linguagem, uma estratégia de recuperação da memória do povo negro. Entregar a carcaça da mentalidade da colonialidade é, para as artes visuais, confrontar o arquivo que chamamos de história da arte brasileira. Arquivo esse que, durante séculos, consolidou uma gramática racializada de representação e, com ela, quais seriam os lugares de pessoas negras e indígenas na formação da nação brasileira. Essa história da arte, com suas pinturas, esculturas, arquiteturas, nomeações e seus conceitos, serviu para apagar pluralidades e orientar, através da visualidade, a realidade. ... Só que a memória, esse incontrolável poder, resiste e reinventa formas de deixar ver presenças incontornáveis. Jaime Lauriano recupera paisagens, rastros, códigos e signos historicamente associados à negritude, enfrenta o arquivo e o cruza, como quem atravessa a Kalunga Grande, sacudindo e transcodificando imagens, lutas e ritos. Ao enfrentar em 2023 o Panorama da Cidade de São Paulo, pintura de 1821 de autoria de Arnaud Julien Pallière, Lauriano revolve ruínas e revela uma genealogia do autoritarismo brasileiro. Suas colagens materializam o passado-presente que a cidade de São Paulo, essa cidade-testemunha, reencena e reafirma cotidianamente. Enfrenta o traçado urbano, o léxico da cidade e as formas de ocupação desse espaço. Há camadas de história, lutas e apropriações, assim como existem camadas de calçamento, ladeiras, nomes e passagens. Mas, para além das camadas de violência e história, Jaime Lauriano, em atitude de insurgência, é capaz de fazer enxergar o que sempre existiu, mas que não estava à disposição apenas dos olhos. Na sua fabulação e visão de futuro, o artista busca um fundamento por meio das imagens. Se na travessia somos assombrados pelos fantasmas do Beco do Pinto, na transcodificação, na subida e no retorno já não nos deparamos como a mesma cena. No movimento daquele que visita sua obra, na passagem-caminho-história, o Panorama da Cidade de São Paulo também se movimenta e tem, em sua constituição, a presença dele que confunde a binariedade do sistema colonial, que gargalha e festeja no que é ruína e cruza o tempo no risco de pemba. Toma, Senhor das ruas, através de ti os caminhos da história também são nossos. LORRAINE MENDES ¹ SILVA, Cidinha da. Exuzilhar. Rio de Janeiro: Pallas, 2022

 

 

Entrada actualizada el el 06 oct de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones