Conoce aquí algunas de las NUEVAS OBRAS que te sugerimos esta semana
Lenora de Barros, Homenagem a George Segal
Evento finalizado
08
dic 2012
19
ene 2013

Compártelo en redes

Publicada el 03 jun de 2014      Vista 47 veces

Descripción de la Exposición

Devido à parceria entre o Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), o público de Fortaleza (CE) tem a oportunidade de conhecer a exposição Para além do arquivo. Com curadoria de Cauê Alves, curador e crítico de arte e Priscila Arantes, diretora técnica e curadora e do Paço das Artes, a mostra aborda uma das principais questões da arte contemporânea: o seu registro. A abertura, gratuita e aberta ao público, acontece no dia 08 de dezembro, sábado, às 16h30.

 

Com o objetivo de impulsionar o diálogo entre artistas e público para a diversidade da produção nacional, a parceria entre as instituições teve como primeiro resultado mostra do projeto Metrô de superfície, que apresentou uma parte do acervo do CCBNB no Paço das Artes entre julho e setembro deste ano.

 

Esse intercâmbio se completa agora com Para além do arquivo, que apresenta a produção de 15 artistas que se aproximam de questões ligadas a arquivos e dispositivos de registros. Obras dos artistas Carla Zaccagnini, Edith Derdyk, Fabiano Gonper, Fabio Morais, Lenora de Barros, Mabe Betonico, Marcellvs L., Marcius Galan, Nino Cais, Odires Mlászho, Raquel Kogan, Regina Parra, Rodrigo Matheus, em parceria com Amanda Dafoe, e Tatiana Blass, que passaram pela Temporada de Projetos do Paço das Artes, compõem a exposição. Completa a lista Guilherme Falcão, artista convidado que fará uma obra/catálogo da exposição.

 

A mostra parte da configuração peculiar do Paço das Artes, que não possui uma coleção de obras de arte como um museu tradicional. Devido a essa característica, a instituição lançou, em 2010, na comemoração de seus 40 anos, o projetoLivro_acervo. A obra inclui uma publicação com registros de todos os trabalhos participantes das sete edições da Temporada de Projetos que aconteceram entre os anos de 1997 e 2009, configurando-se como uma exposição portátil que traz parte do acervo documental do Paço das Artes.

 

O Livro_acervo foi a primeira exposição de uma trilogia sobre memória e arquivo idealizada por Priscila Arantes, que segue com Para além do arquivo e se encerra em 2013 com a exposição Arquivo vivo. Atitudes de preservação da memória da instituição, bem como da arte contemporânea, fazem parte do diálogo proposto pela curadora.

 

'Para além do arquivo pretende reavivar a memória e o acervo imaginário do Paço das Artes', afirmam os curadores - que acreditam que, mais do que o registro de algo efêmero, os documentos também podem ser construções poéticas.

 

Actualizado

el 26 may de 2016

Contactar

¿Quieres contactar con el gestor de la ficha?

Descubre más obras en ARTEINFORMADO

{{ artwork.title | limitTo:16 }}, {{ artwork.year }}
{{ artwork.artistName | limitTo:28 }}
Compártelo en redes
01 mar - 30 abr
Beca en Miami, Florida, Estados Unidos
ArtCity

Descárgate ArtCity, la app que te dice que exposiciones tienes cerca.

Más información

¡Suscríbase y reciba regularmente nuestro Boletín de Noticias del Mercado del Arte!

Suscribirme
volver arriba