Descripción de la Exposición
A fotografia modernista brasileira vive nova onda de reconhecimento nos últimos anos, tanto no cenário nacional - em mostras como a do Foto Cine Clube Bandeirante no Masp, por exemplo - quanto no internacional - como vemos pelas recentes aquisições de fotografia brasileira do MoMA, de Nova York, e da Tate Modern, de Londres.
Grande impulsionadora desse movimento, a SP-Arte/Foto, em sua décima edição, apresenta Paralelas e Diagonais, mostra de 30 fotografias que traz um recorte dos principais nomes atuantes do fotoclubismo paulista. O título do conjunto apresentado na Feira faz menção a uma obra de José Yalenti datada de 1950.
Estão em destaque autores como Paulo Pires, Mario Fiori, Gertrudes Altschul, Ademar Manarini, Marcel Giró e o próprio Yalenti, com fotografias cedidas pelos familiares e herdeiros dos artistas.
Para Isabel Amado, curadora da exposição ao lado de Iatã Cannabrava, "a fotografia moderna quebra com os paradigmas da época, ao não se restringir à imagem pictórica e à mera reprodução da realidade. Busca a diluição do referencial, num período em que o desenvolvimento industrial e o fim da Segunda Guerra Mundial abriam caminhos para uma nova estética".
Exposición. 30 abr de 2025 - 14 sep de 2025 / Varios espacios de Madrid y otras ciudades españolas / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España