Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Paulo Von Poser - Trajetória

Dónde:
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia / Rua Alemanha 221, Jardim Europa / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
12 ene de 2012 - 29 ene de 2012
Inauguración:
12 ene de 2012
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

Paulo von Poser inaugura a exposição individual Trajetória no Museu Brasileiro da Escultura - MuBE. A mostra, com curadoria de Vic Meirelles, ilustra a 'linha da vida' do artista plástico e abrange um ciclo de três décadas de trabalhos, iniciado em 1982. Trajetória conta com 30 obras, sendo que essa será a primeira vez que grande parte delas será exibida ao público. A exposição apresenta a diversidade de técnicas, suportes e materiais com os quais o artista costuma trabalhar, tendo o desenho como componente principal - linguagem básica de sua formação. Seu processo criativo de desenvolvimento e pesquisa será mostrado em dez painéis numa grande colagem de referências e épocas.

 

Trajetória não é apenas uma retrospectiva, por isso a ordem cronológica não foi prioridade nem na seleção das obras, nem na montagem da mostra. O intuito maior é revelar o processo de criação ... de Paulo von Poser, cujos temas mais reconhecidos são as rosas e a cidade de São Paulo. O artista revela, contudo, que outros elementos também estão presentes em seus trabalhos. 'Ao rever minha obra para este projeto, foi surpreendente notar o quanto a figura humana sempre esteve muito presente no que faço. Gostaria de mostrar esse aspecto, pois, embora as rosas e a cidade tenham sido meus temas principais, a presença humana sempre permeou minha criação', explica o artista. Das muitas opções selecionadas destaca-se o desenho, de 2008, para o teto da platéia do Theatro Guarany, em Santos, SP, com três metros de altura por dois de largura, recortado em quatro imagens de grandes dimensões.

 

Sempre próximo às pessoas e interagindo com elas, Paulo von Poser aproveita a sua exposição para convidá-las a estar e criar com ele. No dia 25 de janeiro, o artista celebra o aniversário de São Paulo, sua cidade-musa, com a segunda edição do Desenhando São Paulo. Dessa vez, o percurso sai do MuBE em direção à ciclovia da Marginal Pinheiros, com o intuito de registrar a paisagem local na forma artística escolhida por cada um. Sem preconceitos, Desenhando São Paulo também agrega fotografia, vídeo e todas as formas de arte que quiserem participar.

 

O artista também homenageia Santos, SP, onde leciona arquitetura e onde realizou seu maior desenho, no teto do já citado teatro. No dia 28 de janeiro, celebrando o aniversário da cidade que é no dia 26, convida para uma visita ao Theatro Guarany para uma jornada de arte - desenho, fotografia, vídeo, etc. - percorrendo o centro histórico e seu entorno.

 

No último dia de Trajetória, quando a exposição se despede do público, Paulo organiza um bate-papo com convidados sobre seus trabalhos e o lançamento de seu site www.paulovonposer.com.br. Desenvolvido por Victor Tronconi e Luciana Molisani, é um complemento do livro 'A Cidade e a Rosa', indicado ao Prêmio Jabuti 2011. Publicado em 2010 pela Luste Editores, 'A Cidade e a Rosa' é uma amostragem da obra do artista e foi o evento inicial das celebrações dos 30 anos de carreira que atingem seu ponto máximo com a exposição no MuBE.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Paulo Von Poser, Manacás, 2011

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones