Exposición en Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Portugal

Pintura em três atos: Ângelo de Sousa, Gerardo Burmester e Marcos Covelo

Dónde:
Fundação Bienal de Cerveira - Forum Cultural / Avda. das Comunidades Portuguesas, s/n / Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Portugal
Cuándo:
13 ene de 2018 - 17 mar de 2018
Inauguración:
13 ene de 2018 / 16:00
Horario:
terça a sexta-feira: 15h00 às 19h00; sábados e feriados: 10h00 às 13h00; 15h00 às 19h00
Descripción de la Exposición
Construindo uma reflexão sobre a arte contemporânea, a mostra “Pintura em três atos: Ângelo de Sousa, Gerardo Burmester e Marcos Covelo” apresenta ao público, a partir de sábado, no Fórum Cultural de Cerveira, 15 obras de grande formato destes artistas. A exposição, que integra o programa de comemoração dos 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, propõe reunir, num único espaço-tempo, obras de três artistas de gerações distintas que, em momentos também distintos, fizeram parte da bienal de arte mais antiga do país e se encontram representados na Coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC). Falamos de Ângelo de Sousa (Moçambique, 1938-2011), Gerardo Burmester (Portugal, 1953) e Marcos Covelo (Espanha, 1985). Segundo a comissária da exposição, Elisa Noronha, “enquanto um fragmento da plural e/ou extensa produção destes artistas, esta mostra centra-se nas suas experiências pictóricas, e apresenta a realização da Pintura através de três possíveis processos: em Ângelo ... de Sousa, através de uma consciência sobre a própria Pintura, do pintar a realidade da Pintura; em Gerardo Burmester, através da sua objetualização; e em Marcos Covelo, através da sua expansão”. Para o Presidente da FBAC, Fernando Nogueira, estas mostras temporárias “são ferramentas extremamente importantes para o estudo da Coleção do Museu Bienal de Cerveira, na medida em que exigem uma reaproximação conceptual, histórica e física das obras que as constituem”. Até 17 de março é proposto ao público um ensaio de aproximação entre as obras exibidas, como resultados de processos artísticos metódicos, sendo a sobreposição e/ou aposição (matérica, cromática, verbal/visual), e o protagonismo da cor elementos transversais e instauradores das mesmas. A iniciativa contribui, assim, para construir “novos contextos de perceção e inteligibilidade para as obras a expor, e para o campo artístico contemporâneo, assim como uma revisão da própria história da Bienal”, como refere o coordenador artístico e de produção da FBAC, Cabral Pinto. A exposição “Pintura em três atos: Ângelo de Sousa, Gerardo Burmester e Marcos Covelo” integra a candidatura “Bienal Internacional de Arte de Cerveira: 40 anos que projetam o futuro”, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

 
Imágenes de la Exposición
Ângelo de Sousa, Sem título, 1979. Acrílico sobre tela, 170x170 cm. Coleção Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Prémio Revelação Pintura na II Bienal Internacional de Arte de Cerveira (1980)

Entrada actualizada el el 17 ene de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones