Exposición en Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Poéticas de uma paisagem – Memória em mutação / Rapunzel

Dónde:
Celma Albuquerque Galeria de Arte / Rua Antònio de Albuquerque, 885 - Lourdes / Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Cuándo:
01 may de 2016 - 31 may de 2016
Inauguración:
01 may de 2016
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A Celma Albuquerque Galeria de Arte apresenta as instalações Poéticas de uma paisagem – Memória em mutação, de Alan Fontes, e Rapunzel, de Flávia Bertinato. Ambos os artistas foram contemplados pelo Prêmio CCBB Contemporâneo 2015-2016 e expuseram os trabalhos pela primeira vez no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro este ano. O interesse de Alan Fontes pela arquitetura, notório em vários de seus trabalhos, fica também claro no conjunto de obras que podem ser vistos na galeria. Objetos de uso doméstico encontrados nas ruas da região central da cidade do Rio de Janeiro dialogam com as pinturas e fotografias enquanto evocam a percepção do espaço urbano a partir de aspectos cartográficos, históricos, documentais e sociais. Graduado em Belas Artes com habilitação em pintura pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Artes Visuais pela mesma instituição, Alan Fontes participou residências como Pintura Além da Pintura do CEIA, no ... ano de 2016 em Belo Horizonte, e da 5ª edição do Programa Bolsa Pampulha, em 2013. Dentre as premiações recebidas pelo artista destacam-se o 1º Prêmio Foco Bradesco/ArtRio 2013 e o Prêmio CCBB Contemporâneo 2015-2016. Rapunzel, de Flávia Bertinato, é composta por carretéis nos quais se enrolam – e de onde partem e chegam – longas tranças de sisal transpassadas por tesouras cirúrgicas. Sem a presença da personagem à qual faz alusão o título do trabalho, as tranças assumem protagonismo e força incontestes, remetendo ao momento posterior à ação violenta do corte das tranças de Rapunzel, em que ela se vê afastada do príncipe que usava as tranças para chegar ao topo da torre onde vivia confinada, mas também livre da bruxa que a mantinha refém. Flávia Bertinato é bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP e mestre pela Escola de Comunicação e Artes USP. Realizou exposições individuais no Centro Cultural São Paulo e no Centro Universitário Maria Antônia, participou da 5ª edição do Programa Bolsa Pampulha, em 2013, além de ter sido premiada no 28° SARP – Salão de Arte Contemporânea do Museu de Arte de Ribeirão Preto, em 2004, tendo também recebido o Prêmio CCBB Contemporâneo 2015-2016.

 

 

Entrada actualizada el el 02 oct de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones