Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Por que não me contou sobre voc

Dónde:
Athena Contemporânea [ESPACIO CERRADO] / Av. Atlântica, 4240 - L211 . 22070-900. Shopping Cassino Atlântico. Copacabana / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
02 ago de 2012 - 01 sep de 2012
Inauguración:
02 ago de 2012
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

A estrutura pictórica presente nas telas de André Andrade se apóia na imprecisão da imagem real, na indefinição do instante, na fragmentação repentina. Quando a imagem se interrompe, a pintura se inicia. Ele vai se apropriar de imagens que, por sua natureza, são efêmeras e transitórias, de lapsos que criam desconexões, que resultam numa estabilidade fragmentária, que atua como interface com o seu fazer artístico.

 

Engenheiro de formação, inicia seu trabalho nas artes plásticas em 2003. Reside na noruega, onde trabalha na USF Vertet, instituição multidisciplinar, que reúne artistas das mais diferentes nacionalidades. Retorna ao Brasil e passa a participar de vários grupos de estudos e de exposições coletivas. Nesta sua primeira individual na Galeria Athena Contemporânea, apresenta trabalhos de pintura automotiva, tendo como suporte, chapas de alumínio.

 

A produção de uma pintura, ... de forma geral, tem seu início na tela em branco ou se sucede através do planejamento de desenhos prévios, que irão dar origem, à posteriori, à obra acabada. O desenho se converte em algo instrumental para a realizacão final da tela. No processo de trabalho de André, ele vai usar como ferramenta a deterioração de uma imagem pronta, que apresenta interferências de bugs eletrônicos, de uma falha do sistema operacional de um programa transmitido pela TV a cabo. A imagem utilizada no lapso de transmissão, uma falha real, um acontecimento ocasional, acidental, é a origem da sua pintura. O momento da interferência é capturado por uma câmara digital já posicionada para uma visão congelada ou para uma sequência de frames corrompidos, já quase irreconhecíveis.

 

O sentido de sua obra emerge da reunião desses fragmentos e obstruções, desse staccato, desse tempo de paradas que arremessa a imagem em cadências irregulares, em ritmos diferenciados, criando uma espécie de 'ruído ótico'.

 

A tela é concebida como a 'imagem da imagem', não como matéria de representação. A interferência na transmissão instantânea das imagens cria um meandro de quadrados e retângulos cifrados na opacidade da superfície da tela, em áreas de cor em relação de encaixe com as formas adjacentes. Os elementos compositivos parecem friccionados uns contra os outros, na tentativa de uma simultaneidade de soluções, criando áreas de persistência, que pertencem às próprias imagens em dispersão e uma malha densa e animada de frames até chegar à abstração. Insinuam ausências, uma sensação de perda, de algo negado, uma curiosa falta de recompensa. O plano da tela acomoda uma série de imagens de programas e seriados quase irreconhecíveis, de imagens familiares, quase indistintas e corrompidas a partir do lapso da imagem inicial.

 

Há algo ali que se reconhece, mas que não podemos ver. São estranhos territórios de uma pintura em erosão, que pertencem à própria imagem em dispersão. O seu trabalho conserva essa ambiguidade da indeterminação do tempo, cuja fluência é inesperada. São pequenas narrativas condensadas e deslocadas por um tempo que as separa efetivamente da sua emissão verdadeira. Tempo do devir, tempo da mudança.

 

Nesses resíduos e detritos da comunicação, nesse enervamento intenso, destoante, discordante, cifrado é que sua arte vai transitar. E encontra a sua correspondência no mundo real, um quebra-cabeça de dezenas de unidades em infinitas mutações; diálogos interrompidos pela falha na imagem eletrônica com descontinuidades plásticas, que nos remetem a um sistema de comunicação do mundo contemporâneo, a algo que não se completa, a algo que não consegue se concluir. Nas suas pausas, essas telas interrogam a respeito do sentido das coisas e a ausência delas.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Exposición
09 may de 2024 - 13 jul de 2024

Helga de Alvear / Madrid, España

Formación
29 may de 2024 - 02 jun de 2024

Auditorio 200 - Edificio Nouvel - Museo Reina Sofia / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones