Exposición en Lisboa, Portugal

Português Suave

Dónde:
João Esteves de Oliveira [ESPACIO CERRADO] / Ivens, 38. 1200 - 224 Lisboa / Lisboa, Portugal
Cuándo:
23 sep de 2016 - 10 nov de 2016
Inauguración:
23 sep de 2016
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Ninguém estranhará que aqui se diga que exposições individuais de bons nomes modernistas são difíceis de conseguir. Mas como pode prosseguir sem o enorme prazer de as apresentar uma Galeria que, na fachada, a seguir ao nome, inscreve “Arte Moderna e Contemporânea – Trabalhos sobre papel”? Nesta sua faceta a Galeria expôs já Emmérico Nunes e Bernardo Marques, artistas do primeiro e do segundo modernismo, respectivamente, e André Derain que, com Matisse e Vlamink, esteve na origem do Fauvismo. É chegada a altura de darmos o palco a uma quarta figura deles contemporânea. Filha de pais belgas, Mily Possoz nasce em 1888, nas Caldas da Rainha. A sua formação como artista plástica, iniciada em Portugal, é feita sobretudo em França onde, mais tarde, na mais longa das suas estadas em Paris, virá a integrar o movimento Jeune Gravure Contemporaine. É sobretudo na obra gravada que Mily Possoz se destaca sendo a ponta seca ... a técnica da sua predilecção e aquela onde a artista atinge o melhor da sua arte. Com um traço limpo que lembra Foujita, de quem se fez amiga, Possoz trata temas tranquilos, repousantes num desenho amável e muito figurativo. Entre meninas exemplares, floristas e umas quantas coquettes aparecem varinas de rostos igualmente doces e delicados, nada com o ar de quem berra pregões. E tudo, claro, com Sintra em fundo. Na exposição são mostradas 27 gravuras – pontas secas, justamente – e dois desenhos. As gravuras estão, todas elas, fechadas em molduras francesas da segunda metade do século XIX que, sem disso ter consciência, fui adquirindo ao ritmo a que ia licitando as gravuras. Só a meio dos dois percursos é que percebi o óbvio: embora não exactamente contemporâneas, aquelas molduras tinham nascido para estas gravuras. Acelerei então as compras: estas em Lisboa, aquelas em Paris.

 

 
Imágenes de la Exposición
Mily Possoz, S/título. Assinado Ponta seca. 50x33 cm.

Entrada actualizada el el 19 sep de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones