O que se dá com esta possibilidade que é sempre engajada de uma maneira ou de outra em sua impossibilidade?*
É dessa pergunta que Maurice Blanchot parte em sua explanação para conceber o que é a utopia - existente dentro da relação entre comunismo e comunidade. Para isso, o escritor recorre à criação de um conceito-palavra: próprio-impróprio. O recurso dele se torna então narrativo e de imaginação na linguagem.
Esta exposição, em que a Galeria Leme apresenta seus novos artistas representados, Frederico Filippi e Raphael Escobar, realizada junto ao crítico Leonardo Araujo, furta o termo e seu uso pelo autor para fazer do seu título tanto o contexto de que emerge quanto ao qual imerge.
Tendo esse movimento alinhado ao processo artístico e à circulação das "coisas" (imagens, textos e ações) que dele aparecem é que próprio-impróprio mantem-se atenta à política da imagem. Indo além do comunismo ou da comunidade de que adentra...minuciosamente o escritor, a exposição ergue-se com a postura de como a imagem comunica o que nela se faz urgente, sua potencia de imaginação.
Os trabalhos dos artistas recorrem ao afirmativo e negativo conjunto da dupla palavra do título escolhido para criarem perspectivas singulares sobre suas próprias práticas. Ao simplesmente eleger que a imagem produzida pela arte contemporânea no atual contexto capitalista não se atem mais como força fundante de uma civilização, mas como uma reiteração da vida - e esta como ato de imaginar -, a exposição intenta o aprofundamento criativo e crítico que os artistas apresentam nos seus contextos de produção.
Escobar, pensa e responde à atualização social com uma política invisível, apenas surgida nos encontros entre os agentes envolvidos nas relações em que ele se mete ou procura.
Filippi, revisita e propõe, por meio da natureza e da negligência ocidental a ela, uma releitura silenciosa, abstrata e meditativa, da imagem como intervenção no inconsciente coletivo.
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*BLANCHOT, Maurice. A comunidade inconfessável, tradução de Eclair Antônio Almeida Filho. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Lumme Editor, 2013.
Imágenes de la Exposición
Próprio-impróprio
Entrada actualizada el el 19 sep de 2016
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