Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

QUANDO VEMOS | Claudio Alvarez

Dónde:
Galería Lume / Gumercindo Saraiva, 54. Jardim Europa / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
03 dic de 2019 - 08 feb de 2020
Inauguración:
03 dic de 2019
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Maurice Blanchot, em “O Livro por vir, aponta que todas as coisas se dizem, se mostram e se revelam em sua verdadeira face e sua secreta medida, assim que elas se afastam, se espaçam, se atenuam e finalmente se expandem no vazio incircunscrito e indeterminado de que a imaginação é uma das chaves. Para o escritor cada obra é uma experimentação, sempre renovada, do tempo, da transparência, da linguagem, através da qual a imaginação transforma a realidade em idéia. Mas de que modo podemos ter acesso às coisas na arte se o acesso só nos é proporcionado pelo fato de que as coisas estão fora do alcance e, portanto, distanciadas? A investigação de Claudio Alvarez surge deste questionamento. Situada no espaço entre o concreto e o vazio, o palpável e o distante, o real e o virtual, sua obra instiga o pensamento, produz um desequilíbrio nos hábitos mentais do espectador e ... traz ao olhar o que antes parecia inatingível. Não se trata aqui senão da ativação do imaginário que estilhaça a sensibilidade e a precisão da visão expandindo, agigantando e transcendendo todas as possibilidades do mundo físico. Na exposição Quando Vemos, o artista cria uma complexa narrativa na qual afasta as imagens para dizê-las, as mantém suspensas em um enigma para que se esclareçam. Ao contemplar os trabalhos, somos levados a uma posição inquietante onde a percepção visual não se mostra como usualmente. A sensação se exemplifica em Quem está ai?: narcisos, buscamos nosso retrato no espelho mas nossos olhos não nos vêem. Percebemos que é no interior de cada obra que se encontra o fora absoluto e, é justamente neste não estar, no vazio que se torna inteiro, que surge o encantamento, o espaço da poesia. Associando uma inteligência formal a mecanismos óticos dos quais derivam as infinitas possibilidades do real, Claudio Alvarez desperta a imaginação reservando-nos o indeciso na decisão, preservando o ilimitado junto ao limite e, assim, nos ensinando a ver para além do ordinário.

 

 

Entrada actualizada el el 10 dic de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones