Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Quitação

Dónde:
A Gentil Carioca - São Paulo / Travessa Dona Paula, 108, Higienópolis - São Paulo / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
02 abr de 2022 - 07 may de 2022
Inauguración:
02 abr de 2022 / 15 a 20 h.
Horario:
De martes a viernes de 12 a 18 h., sábados de 10 a 18 h.
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A Gentil Carioca tem o prazer de apresentar Quitação, primeira exposição individual de Agrade Camíz em nossa sede de São Paulo. A abertura acontece sábado, dia 2 de abril, das 15h às 20h. "Quitação confirma Agrade Camíz como uma artista sempre disposta a trazer para a sua obra uma ideia de trânsito de imagens e valores. A partir de um desacordo com posições históricas de poder, esta criadora destemida reorganiza uma iconografia urbana bastante ligada ao Rio de Janeiro, mas reconhecível por habitantes de qualquer grande cidade do mundo. Propõe ainda um rearranjo de hierarquias narrativas ao mirar seus holofotes nos discursos vindos do subúrbio e da favela, geografias e culturas recalcadas. O título da mostra alude aos sonhos embalados para o consumo da população periférica, da casa própria financiada a perder de vista aos carnês de parcelas infinitas para procedimentos estéticos. Ao ironizar a ideia de quitação - e, mais do ... que isso, afirmar sua obra e a exposição como o calote em todas as dívidas injustas - Agrade enfatiza uma operação recorrente no seu trabalho: retirar aqueles que estão às margens dos lugares de vítimas para as posições de desejo e poder. Para chegar a esse ponto, é preciso estar em movimento. Todos os trabalhos apresentados n’A Gentil Carioca embaralham signos e suportes, retirados de seus lugares e funções originais, mas é a série “Alligator”, de pinturas feitas em janelas de ônibus, que forma uma espécie de eixo do conjunto de trabalhos, elevando a voltagem das ideias de êxodo, intercâmbio e ‘sampler’ de imagens presente em toda a trajetória da artista. Agrade cobre as janelas, elemento tão importante na história da pintura, com elementos gráficos e líricos. Ela não quer limitar sua obra a uma reivindicação ou panfleto escrito a partir de sua origem, mas sim afirmar sua identidade como um estado de metamorfose, de si mesma e do meio de arte que ela conquistou. O lugar da transformação é também o da abundância." Texto Calote nas dívidas injustas, 2022 por Daniela Name, crítica e curadora de arte

 

 

Entrada actualizada el el 05 abr de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones