Descripción de la Exposición
O projecto individual de Ana Velez, Ringue, parte da analogia entre a superfície pictórica e o terreno de jogo, combate: são ambos territórios delimitados, sujeitos a regras próprias, apenas válidas no seu interior: isto é, espaços puros.
Neste sentido, o trabalho de Ana Velez evoca formas conotadas com a busca de pureza que orientou a Arte Moderna, a grelha, o quadrado e o monocromo. As variações que Velez trabalha dentro destas formas desenvolvem- se numa prática que se pode designar de Pintura em campo expandido: objectos que, não sendo pinturas convencionais, desenvolvem um carácter pictórico fora do suporte tela, aliando a qualidade abstrata a uma natureza de ready-made.
(O texto do projeto será de Jorge André Catarino)
Biografia resumida
Ana Velez (PT, 1982) vive e trabalha entre Lisboa e Madrid.
É licenciada em Belas Artes pela Accademia Albertina de Belle Arti em Turim e pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. É também titular de um Mestrado em Pintura pela mesma universidade.
Utiliza o desenho como ferramenta direccional, questionando as suas múltiplas possibilidades materiais, o que a levou a desenvolver a sua prática no espaço público.
Através do seu trabalho, aborda temas baseados na identidade, construídos sobre três ideias: lugar, memória e corpo, destacando o lugar como um recipiente de memória e identidade.
Foi beneficiária do Fundo de Fomento Cultural Ministério da Cultura [2020], do Apoio à Internacionalização da Fundação Calouste Gulbenkian [2013], e da Bolsa Collezione Peggy Guggenheim [Veneza, Itália 2007], entre outras.
O seu trabalho está presente em numerosas colecções privadas e institucionais em Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Rússia, e México.
Exposición. 08 may de 2025 - 14 sep de 2025 / MNAC - Museu Nacional d'Art de Catalunya / Barcelona, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España