Não por coincidência suas obras se edificam sobre tecidos antigos, passados. A obra da artista parte de um pressuposto bergsoniano onde todo material está imantado de latência de vida.
Se riscos de bordados se tornam a matriz, se um desenho ou se a arquitetura de um vestido dá origem a uma torção (esculturas de pano, assim chamadas pela artista), é porque não há separação entre materia e vida na obra de Sonia.
No trabalho de Gomes o agente criador é o próprio corpo da artista, a matriz. E nesse sentido. nota-se a presença de um elo vital entre artista e trabalho. O participador se coloca quase em um lugar de 'testemunha' sobre o evento de simbiotização entre essa matéria (tecidos, vergalhões, papeis) e corpo (seu corpo e também nosso). Há sem dúvida um
... acesso a memória ancestral, que segundo a artista, esbarra em questões de identidade racial, sobretudo ao manter-se radicalmente fora do discurso, em estatuto de diferenca, onde obra reside.
Entrada actualizada el el 26 may de 2016
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.
Recibir alertas de exposicionesMadrid, España
Hauser & Wirth Menorca / Baleares, España
Auditorio 200 - Edificio Nouvel - Museo Reina Sofia / Madrid, España
Actualidad
Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.
Recibir alertas de exposiciones