Exposición en Lisboa, Portugal

Safelight

Dónde:
Filomena Soares / Rua da Manutençao, 80 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
19 sep de 2019 - 09 nov de 2019
Inauguración:
19 sep de 2019
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
De tantos em tantos segundos, o músculo que levanta a pálpebra superior liberta-se, enquanto um outro age de forma involuntária. Os olhos fecham-se. A pálpebra é levantada pelo músculo contraído, por momentos expondo o olho à luz mais uma vez. Desta maneira, uma mancha negra é inserida na nossa percepção contínua do mundo durante cerca de 300-400 milissegundos — um corte abrupto para preto repetido 15 a 20 vezes por minuto. A constante embora amplamente imperceptível interrupção de visão serve claramente para lubrificar e limpar o olho. Este abrir e fechar é também um reflexo de protecção, uma reacção de sobressalto a um som alto, ou a algo que se aproxime da nossa cara. Nada disto é aleatório ou particularmente óbvio. (...) Podemos cegar com a escuridão; ou podemos cegar com demasiada luz. Safelight de Igor Jesus confronta a maneira como a visão técnica medeia tais excessos no registo ... de comprimentos de onda de luz, mediando-os através de uma série de efeitos técnicos. Um feixe de luz programável usado em contextos teatrais ou discotecas desenha um caminho circular, coincidindo aleatoriamente com a abertura de uma câmara. No cruzamento destes dois dispositivos ópticos, resulta uma imagem preta densa, instável até o feixe se mover mais uma vez no seu caminho errante. Demasiada luz apaga a imagem para preto, o feixe é apenas visto quando os seus fotões são redireccionados para outro lugar. A câmara pisca e gagueja, sobrecarregada. Se a amplitude percepcionada de um som é demasiada para o ouvido humano, de forma análoga, o resultado é frequentemente também o fechar dos olhos. A luz regista os limites da velocidade do obturador, os artefactos desses limites são vistos como distorções, cintilações, ou auréolas coloridas

 

 

Entrada actualizada el el 01 oct de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones