Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Sala de Vídeo: Ana Pi

Dónde:
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP / Av. Paulista, 1578 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
05 feb de 2021 - 28 mar de 2021
Inauguración:
05 feb de 2021
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
uma perspectiva descolonizada do corpo, libertando-o de estigmatizações e clichês. Através de seu trabalho e como resultado de suas pesquisas, ela também se interessa pelo desenvolvimento de uma prática pedagógica para estabelecer um diálogo mais direto com o público. Nos últimos anos, realizou o projeto Corpo Firme: danças periféricas, gestos sagrados, criando conexões e estabelecendo referências comuns entre danças urbanas e vestígios de gestos ancestrais presentes nas diásporas negras. Vós (2011), o vídeo apresentado nesta exposição, é uma obra com grande significado simbólico, pois se situa cronologicamente num momento de transição entre duas etapas da vida: de estudante a bailarina profissional. A câmera mostra um encontro emotivo no qual a artista dança para Alexina da Conceição Oliveira e Terezinha dos Reis Moura, suas avós, cujas vozes ouvimos em off abordando sua maneira de dançar ou suas ideias sobre a dança e o que ela representa em suas vidas. Um encontro em ... que a dança, enquanto linguagem, transmite conhecimento, emoções e imagens através do corpo e de seu movimento. Ana Pi estudou no Palácio das Artes em Belo Horizonte, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia e no Centre Chorégraphique National de Montpellier, na França. Seu trabalho participou de vários festivais e foi apresentado em teatros na América Latina, na Europa e África. Em 2018, recebeu o “Prêmio Revelação” da Cooperativa Paulista de Dança, em São Paulo. Em 2019, recebeu a bolsa de pesquisa do MoMA-Cisneros Institute. Ao longo de 2021, os vídeos aqui apresentados integram o ciclo de Histórias brasileiras. CURADORIA María Inés Rodríguez, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea, MASP

 

 

Entrada actualizada el el 20 jul de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la ficha de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Exposición Online
02 oct de 2020 - 02 oct de 2030

Online

Exposición
28 mar de 2023 - 09 jul de 2023

Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Formación
29 mar de 2023 - 29 mar de 2023

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones