Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Sala de vídeo: Tamar Guimarães

Dónde:
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP / Av. Paulista, 1578 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
06 may de 2022 - 19 jun de 2022
Inauguración:
06 may de 2022
Horario:
terça grátis Qualicorp, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas
Precio:
R$ 50 (entrada); R$ 25 (meia-entrada)
Comisariada por:
Artistas participantes:
Promociones arteinformado
Descripción de la Exposición
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, apresenta, de 6 de maio a 19 de junho de 2022, a exposição Sala de vídeo: Tamar Guimarães, no 2o subsolo da instituição. Com curadoria de Laura Cosendey, curadora assistente do MASP, a mostra reúne Canoas (2010) e O ensaio (2018), exibidos em diálogo pela primeira vez no Brasil. A exposição se insere na programação da Sala de vídeo do MASP, em que se propõe o aprofundamento em produções audiovisuais no âmbito da produção artística. Tamar Guimarães (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1967) vive e trabalha entre o Brasil e a Dinamarca. Suas obras dialogam fortemente com a linguagem do cinema, com presença marcante do roteiro e da narrativa, fazendo, por vezes, uso de outras mídias, como projeções de slides, fotografias e objetos variados. Os diálogos de seus trabalhos são transpassados por temas da história e das relações sociais no Brasil, ... com situações que desnaturalizam o olhar sobre certas narrativas. A exibição apresenta lado a lado Canoas (2010) e O ensaio (2018), para a curadora Laura Cosendey, “os trabalhos se conectam em termos de metodologia, através do engajamento dos intérpretes e da construção do roteiro, e refletem sobre as transformações no contexto político e social no Brasil na última década”. Em Canoas, é encenado um coquetel na Casa das Canoas, no Rio de Janeiro – residência projetada por Oscar Niemeyer para si no começo dos anos 1950, considerada um símbolo do modernismo. A narrativa é construída desde o preparo do evento até fragmentos dos diálogos entre os convidados, interpretados por atores e não-atores, incluindo figuras conhecidas da cena artística e intelectual brasileira, como a psicanalista Suely Rolnik. A cena evidencia a distância social entre convidados e funcionários do evento. O filme O Ensaio apresenta uma diretora que trabalha em uma montagem teatral com base no texto de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, a ser encenada em uma instituição de arte, atravessando relações raciais e de gênero no Brasil, que ecoam o texto original. A obra foi especialmente comissionada para a 33ª Bienal de São Paulo Afinidades afetivas, em 2018, e filmada em seu pavilhão. SOBRE TAMAR GUIMARÃES Tamar Guimarães nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, 1967, e vive e trabalha no Brasil e na Dinamarca. Dentre suas exposições individuais, destacam-se: Tandem, Alexander and Bonin, Nova York (2019); La Incorrupta, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid (2016) e Canoas, Pink Summer, Palazzo Ducale, Genova (2014). Suas obras estão em coleções como Tate Modern, Londres; Museo Nacional Reina Sofía, Madri; Guggenheim, Nova York; Guandong Museum, China e Inhotim, Brumadinho, MG.

 

 

Entrada actualizada el el 09 may de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu ficha o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Promociones arteinformado
Exposición Online
18 may de 2022 - 18 jul de 2022

Online

Exposición
17 may de 2022 - 13 oct de 2023

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Premio
25 abr de 2022 - 22 may de 2022

Madrid, España

Formación
23 may de 2022 - 25 may de 2022

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones