Exposición en Johannesburg, Gauteng, Suráfrica

South Facing

Dónde:
Johannesburg Art Gallery (JAG) / King George street, Joubert Park / Johannesburg, Gauteng, Suráfrica
Cuándo:
07 may de 2017 - 30 jul de 2017
Inauguración:
07 may de 2017
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A primeira exposição individual de Ângela Ferreira num espaço museológico sul africano, South Facing, inaugura na Johannesburg Art Gallery, a 7 de Maio de 2017. A exposição inclui trabalhos recentes e trabalhos anteriores nunca expostos, bem como um novo trabalho, em resposta às condições da extensão Meyer Pienaar. Construída em 1989, durante os anos finais do apartheid, a extensão propunha criar uma transição pública mais acessível entre o edifício original neoclássico da era colonial e o parque urbano adjacente. Problemas estruturais inerentes resultaram no fecho temporário da JAG em 2017, criando a oportunidade para reexaminar a relação entre uma instituição anteriormente vista como um símbolo de elitismo e o seu emergente contexto urbano, multicultural e pós-apartheid. No seguimento de uma obra de trabalho artístico crítico e arquitectonicamente responsivo, a nova obra chama a atenção para a história visual dos processos de construção da extensão, particularmente do controverso telhado abarrilado com abóbadas ... revestidas a cobre, que vem alargar as investigações de Ferreira sobre a história da exploração mineira da era colonial na África do Sul e na República Democrática do Congo (Stone Free, 2012, e Entrer dans la mine, 2013). O trabalho de Ângela Ferreira reflecte sobre o impacto continuado do colonialismo e do pós-colonialismo no presente, particularmente no que toca ao sul global. A sua principal área de investigação tem sido a tradução do modernismo no contexto colonial africano e os complexos legados arquitectónicos, estéticos e sociais do projecto modernista. As práticas de Ferreira retiram a criticalidade visual da sua identidade dupla, portuguesa e africana, e o corpo de trabalho resultante tem raízes na África do Sul, em Moçambique e em Portugal. A exposição em Joanesburgo vem ligar estes três espaços e dar ao público a oportunidade de se envolver nas práticas da artista, baseadas numa pesquisa multidisciplinar. A exposição inclui, entre outros trabalhos, Werdmuller Centre (2010), que tem em conta o idealismo popular utópico do vocabulário modernista sul africano dos anos setenta; Maison Tropicale (footprints) (2007), que traça a história do projecto de alojamento do designer francês Jean Prouvé e investiga o modo como o modernismo europeu se adaptou, ou não, à realidade do continente africano; e Sites and Services (1991-1992), que referencia a oferta racializada de infraestruturas sob o apartheid. Um catálogo, com textos de Jürgen Bock, Alda Costa e Rafael Mouzinho, Pamila Gupta, Noëleen Murray e Amy Watson, acompanha a exposição.

 

 

Entrada actualizada el el 09 may de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones