Spectrum: Novos Funcionamentos Artísticos da Imagem
Evento finalizado
08
may 2012
14
jul 2012

Compártelo en redes

Cuándo: 08 may de 2012 - 14 jul de 2012
Inauguración: 08 may de 2012
Dónde: Galeria Antiks Design / Mouzinho da Silveira, 2. 1250-167 / Lisboa, Portugal
Comisariada por: Fernando Paulo Rosa Dias
Organizada por: Galeria Antiks Design
Publicada el 03 jun de 2014      Vista 44 veces

Descripción de la Exposición

A exposição SPECTRUM procura explorar novos funcionamentos e condições artísticas da imagem e resulta de uma colaboração da gAD (Galeria Antiks Design), da Casa-Museu Medeiros e Almeida, do CIEBA (Centro de Investigação em Belas Artes) e da FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa).

 

A exposição decorrerá entre 8 de Maio e meados de Julho e incluirá visitas guiadas à exposição e debates sobre a condição da imagem na cultura contemporânea. A exposição desenvolve-se em dois núcleos expositivos, um histórico e outro actual:

 

-Um núcleo histórico na gAD (Galeria Antiks Design), seleccionado a partir do seu espólio, no qual se apresentam obras de nomes confirmados da arte portuguesa que nos anos 60 e 70 reformularam os modos de exposição e a condição da imagem fundando uma nova situação ontológica da imagem na arte portuguesa.

 

-Um segundo núcleo, de obras actuais e originais instaladas na Casa-Museu Medeiros e Almeida, procura explorar possibilidades conceptuais e tecnológicas da situação artística contemporânea. A relação com a memória da Casa-Museu, da sua realidade espacial ao seu espólio artístico, funciona como uma estratégia de relação dialéctica e diferencial com a actualidade da questão do estatuto da imagem e um modo de explorar situações instalativas, comportamentais, conceptuais ou outras.

 

A exposição não pretende apresentar novas iconografias, nem produzir novas imagens, mas pensar a imagem por dentro, como dispositivo, ou seja, de conceber projectos artísticos que pensem a imagem a partir do seu modo de ser e aparecer, portanto, do seu estatuto ontológico. O apuramento dos autores, vários ainda artistas emergentes e recentemente formados nos vários ciclos das Faculdades de Belas Artes (licenciatura, mestrado ou doutoramento), baseou-se no conhecimento dos seus percursos criativos em torno desta problemática e no atendimento a uma recente formulação de uma noção de artista com sólida formação universitária que alia a dimensão criativa a uma investigativa.

 

Actualizado

el 26 may de 2016

Contactar

¿Quieres contactar con el gestor de la ficha?

Descubre más obras en ARTEINFORMADO

{{ artwork.title | limitTo:16 }}, {{ artwork.year }}
{{ artwork.artistName | limitTo:28 }}
Compártelo en redes
ArtCity

Descárgate ArtCity, la app que te dice que exposiciones tienes cerca.

Más información

¡Suscríbase y reciba regularmente nuestro Boletín de Noticias del Mercado del Arte!

Suscribirme
volver arriba