Exposición en Gávea, Rio de Janeiro, Brasil

Sua Natureza

Dónde:
Movimento Arte Contemporânea / Rua dos Oitis, 15 / Gávea, Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
24 may de 2018 - 16 jun de 2018
Inauguración:
23 may de 2018 / 19:00
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A mais contundente busca no percurso de Graziela Pinto é a da autenticidade. E sua palavra de ordem é a união. Trata-se de uma certa constatação de que o mundo é redondo, de que a vida circula e de que estamos todos juntos, afinal. Pois foi pensando e sentido assim que sua obra assumiu a forma redonda como metonímia. E bolas, esferas, círculos passaram a aparecem consistentemente em suas pinturas, colagens, e nas intervenções que realiza no espaço tridimensional. Ainda que o tema central tenha sobrevivido ao longo dos anos, nessa fase recente Graziela se permite um discurso de teor ainda mais pessoal. As telas de fundo rosa, as sementes que marcaram a infância, as bolas feitas em cachos, tudo aqui se aproxima de um diário afetivo e uma homenagem à memória. Desse modo, a natureza do título assume a densidade que lhe é devida: se por um lado evoca as ... plantas, brotos e frutos retratados nas obras, por outro lado, desvelam a própria condição da artista de se entregar a escolhas estéticas intimistas. Como ela própria explica, o rosa traz consigo um desejo de amorosidade e também alude à terra, ao órgão uterino e ao feminino cuidadoso. Essa cor de fundo recebe os frutos, as plantas e as sementes. A relação aqui se estabelece na transformação simbólica da tela bidimensional num campo energético rosado que acolhe e prepara essas sementes para a fecundidade e o crescimento. Não é à toa que bananas, cerejas, vagens aparecem em cachos. Novamente surge a alusão ao coletivo, à vida que pulsa e convive. À menção de que estamos todos juntos. Resta dizer que a escolha das plantas retratadas não é aleatória. Graziela pinta o que seu coração enxerga, nas lembranças de longas temporadas vividas com a família na praia. Cada uma das espécies ganha acolhimento na cor rosa e é alimentada por um desejo de transformação pessoal, pautada na simplicidade. As formas escultóricas também seguem esse caminho. São cachos de bolas trançados e construídos manualmente, num tempo que se relaciona com o brotar de uma semente. Eis a natureza do que propõe o percurso da artista. Catia Kanton

 

 

Entrada actualizada el el 16 may de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones