Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Tavoletta

Dónde:
Museu da Casa Brasileira / Av Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Pinheiros / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
10 ago de 2013 - 22 sep de 2013
Inauguración:
10 ago de 2013
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

A mostra 'Tavoletta', em cartaz a partir do dia 10 de agosto, até o dia 22 de setembro de 2013, no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Stickel, discutirá de forma lúdica e interativa a fotografia. Dos estudos sobre perspectiva do arquiteto renascentista Filippo Brunelleschi às possibilidades atuais criadas pela tecnologia digital, apresenta registros, em diferentes formatos, do fotógrafo Arnaldo Pappalardo, incluindo vídeos e a instalação de uma câmera escura no jardim do museu.

 

Durante a exposição, o público terá a oportunidade de explorar o universo da fotografia por meio de uma ampla diversidade de temas e soluções técnicas, experimentando a construção de novos sentidos, a partir dos conceitos de espaço e de tempo. Filmes em super-8 também farão parte da mostra e, para os mais jovens, será uma oportunidade divertida de conhecer ... o princípio do registro de imagens no interior da câmera escura, que deu origem à fotografia analógica e à câmera cinematográfica, em um exemplar interativo montado no jardim do MCB.

 

'Na época do Renascimento Italiano, câmaras escuras eram muito utilizadas por pintores, pois permitiam desenhar perspectivas a partir da formação de imagens do mundo real em seu interior', relembra Arnaldo Pappalardo. Em linhas gerais, a 'tavoletta' utilizada por Brunelleschi para comprovar os princípios da perspectiva, que dá nome à exposição, era uma prancha de madeira com orifício conjugada a um espelho. Já a série 'Tavoletta', composta por quatro fotografias, apresentada na sala principal do museu, propõe uma leitura lúdica deste dispositivo.

 

As imagens apresentadas pelo fotógrafo na exposição, em sua maioria foram realizadas em São Paulo mas, no conjunto da mostra, relacionam-se a outras tantas imagens registradas em outros países, como Itália, Chile e América do Norte. 'Propondo uma leitura não linear, o conceito que está por trás do conjunto de obras apresentado, aparentemente caótico e fragmentado, pretende propiciar a cada visitante possibilidades próprias de edição e ordenação, criando algo novo e construindo conexões e relações', conclui Pappalardo.

 

A mostra também integra a programação do evento Design Weekend (DW), que acontece entre os dias 15 e 18 de agosto em São Paulo, ao lado da série Balanços Meltdown, do artista britânico Tom Price, composta por instalações que poderão ser vistas nos jardins da instituição. Durante a DW, o MCB promove, ainda, a exposição Casas do Brasil 2013 - Habitação ribeirinha na Amazônia, 5ª edição do projeto de mapeamento do morar no país, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, além de lançamentos de livros. No fim de semana do evento, os visitantes terão acesso gratuito a todas as atrações do museu e às exposições em cartaz, incluindo as mostras de longa duração 'A Casa e a Cidade - Coleção Crespi-Prado' e 'Coleção MCB'.

 

Sobre Arnaldo Pappalardo

 

Natural de São Paulo, formou-se em arquitetura pela FAU-USP em 1979. Estudou com o artista plástico Carlos Fajardo e com a fotógrafa Claudia Andujar. Recebeu prêmios nacionais e internacionais, realizando mostras individuais e coletivas no Brasil, Europa, Cuba e Estados Unidos. Trabalha profissionalmente há mais de 30 anos como fotógrafo, realizando trabalho pessoal e também fotografia publicitária, editorial, fotografia de arquitetura e de obras de arte, entre outras. Atualmente dedica-se também ao ensino de fotografia, ministrando workshops na periferia de São Paulo e em seu estúdio.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Arnaldo Pappalardo

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones