Exposición en Curitiba, Parana, Brasil

Taxonomia

Dónde:
Galeria Ybakatu - Espaço de Arte / Rua Francisco Rocha, 62, Lj 6 / Curitiba, Parana, Brasil
Cuándo:
11 mar de 2020 - 30 abr de 2020
Inauguración:
10 mar de 2020 / 19:00
Horario:
de segunda a sexta, das 10h às 12h00 e das 13h30 às 17h.
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Promociones arteinformado
Descripción de la Exposición
Taxonomia Texto: Benedito Costa Neto A palavra "taxonomia" vem da formação de "taxos" (ordem, arranjo, classificação) com a palavra "nomos" (lei). Seria algo como "uma ordenação ou classificação das coisas". A palavra já era usada em áreas científicas carregando a ideia de uma classificação de seres, de coisas da natureza, e depois de palavras. Ganhou notoriedade e um novo sentido a partir de um uso em particular dado a ela por Michel Foucault, que passa a usar o termo para o saber ou o discurso. Em séries anteriores o artista já tinha apresentado amebas como objeto de pesquisa pictórica e discursiva. Trata-se de um processo que já percorre alguns anos. No entanto, em "taxonomia", Glauco Menta dá um salto em dois sentidos nessa investigação: primeiramente há um amadurecimento formal na pesquisa das formas das amebas; em segundo plano, há um amadurecimento na pesquisa em si das amebas e seus limites de representação, um ... querer dizer. As formas ameboides são encontradas não apenas nos estudos naturais, como é o caso da citologia e da histologia. Nas pesquisas do artista - sempre preocupado em lidar com signos, sistemas e marcas da brasilidade, ou dos discursos sobre a brasilidade - a forma ameboide fora encontrada na pintura, na escultura, na arquitetura. Não é a primeira vez que o artista resgata elementos pictóricos do modernismo de Tarsila do Amaral e elementos formais do concretismo na arquitetura, notadamente a arquitetura brasileira mais conhecida mundo afora, a arquitetura dos anos 1950-1960. Aqui, no entanto, ganham um novo teor, uma nova camada, usando um recurso que pode ser entendido como uma parataxe. Tais formas e práticas do fazer estético (nas artes plásticas e na arquitetura, áreas que por vezes têm forte diálogo) não são abordadas pelo artista de forma direta. Há de se mergulhar em seus trabalhos para decifrar o que essa presença pode vir a dizer ali. Se essas formas têm a dizer algo sobre o país, se as cores fortes são as mesmas da chita ou as do corpo do boi-bumbá, se o modernismo ali é questionado quanto a seu processo e a seu discurso, se existência do objeto se projeta como sombra na parede, etc., porque tem um volume e uma "presença" tangível, cabe a quem vê decidir. Na exposição, há uma conversação entre o plano e o tridimensional. O artista dá seguimento a esse vínculo possível. Mas agora o arco está mais sólido e mais intenso. Um trabalho bidimensional ilumina o tridimensional e vice-versa e assim deve ser apreciado. Há a inserção da linha reta e de interferências na planitude colorida das formas. As linhas e as pequenas interferências, orgânicas no caso, trazem uma investigação nova, mais uma peça no puzzle montado pelo artista nos últimos anos e nas séries anteriores. Outra característica típica da pesquisa estética do artista é o rigor com a forma. As pinturas continuam sendo feitas com inúmeras demãos, umas sobre as outras, de modo a desaparecessem as transparências possíveis do suporte. A escolha foi pelo acrílico. Já as formas cerâmicas (em que predominam geralmente um só tom), levaram meses para serem feitas. O processo lento e rigoroso (com muitas perdas pelo caminho, dada à singularidade do fazer cerâmico) permitirá ao visitante a verificação dos limites entre pintura e escultura do artista, que começou seus trabalhos nos anos 1980, em Curitiba. Por último, mas sem esgotar a questão, há de se prestar atenção justamente no uso da parataxe nas obras, em que as imagens se sobrepõem, às vezes com elementos que as fazem tocar-se e, em outras, não. A parataxe, no trabalho do artista, é um elemento simbólico que é usado desde o começo de sua carreira. Aqui, a parataxe se dá em diversos planos, seja no diálogo "interno" nas peças, seja no diálogo entre elas. O diálogo frequenta ao mesmo tempo a cor, a forma, o discurso que percorre e fundamenta esses trabalhos.

 

 

Entrada actualizada el el 06 mar de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

plan FREE
¿Te apasiona el arte?
  • Sugiere l@s artistas y eventos que te interesan.
  • Publica hasta 5 obras tuyas o de tus artistas.
  • Sigue a tus artistas, galerías… favoritos.
  • Suscríbete a nuestros canales informativos.
  • Prueba durante un mes el Algoritmo Arteinformado.
Gratis
Ver Plan Free
plan básico
¿Eres artista, profesional?
  • Gestiona tus eventos.
  • Publica hasta 100 obras tuyas o de tus artistas.
  • Promociona tus fichas/obras.
  • Disfruta de Acceso Premium a todo el contenido.
  • Contacta con los gestores de otras fichas.
Desde 150 € / año
Ver Plan Básico
plan avanzado
¿Eres galería, museo?
  • Gestiona tus eventos.
  • Publica hasta 500 obras de tus artistas.
  • Promociona tus fichas/obras.
  • Disfruta de Acceso Premium a todo el contenido.
  • Contacta con los gestores de otras fichas.
Desde 300 € / año
Ver Plan Avanzado
plan contact

Además, si eres artista o profesional, desde 110 € / año también dispones del PLAN CONTACT, el cual incluye todos los servicios del PLAN BÁSICO excepto el Servicio Promoción.

Contratar Plan Contact
Promociones arteinformado
Exposición Online
Exposición
27 nov de 2021 - 29 ene de 2022

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
24 feb de 2022 - 25 feb de 2022

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones