Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Tecido

Dónde:
Marilia Razuk - Sala 2 / Rua Jerônimo da Veiga, 62 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
07 may de 2016 - 04 jun de 2016
Inauguración:
07 may de 2016
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Em sua terceira individual na Galeria Marilia Razuk, Marina Weffort apresenta pela primeira vez trabalhos em tecido. Nesta série a artista age sobre a trama de tecidos através do corte e retirada de fios verticais e/ou horizontais, resultando em desenhos geométricos sobre delicadas superfícies. Seus tecidos se valem de uma lógica construtiva a fim de explorar questões como cheio e vazio, leve e pesado, tensão e distensão, superfície e profundidade, e passagem do tempo. Sem maiores artifícios, inclusive na forma de apresentá-los, pois são presos com pequenos pregos diretamente à parede, a artista nos apresenta estruturas que se valem do rigor dos elementos estruturantes inerentes ao material escolhido. A estrutura inicial do material, ortogonal e estável, com seus novos eixos e direções, ganha característica de elemento mutável. Os tecidos , em sua maioria de cores claras, são esticados diretamente sobre a parede, fazendo com que sua sombra seja incorporada ... a imagem da obra. Este sútil rebatimento de luz e sombra entrecruza o desenho da trama ao mesmo tempo que a insufla de ar, formando uma espécie de caixa vazada de linhas reagentes ao mínimo sopro. Revela uma lógica construtiva escultural àquilo que, em um primeiro momento, poderia parecer algo bidimensional, como um desenho ou uma pintura. Os padrões de movimento que as peças de Marina revelam com a ação da mais sutil entrada de ar, muitas vezes assemelham-se com a imagem do sopro do vento em uma superfície de água. A rarefação da superfície, e sua fragilidade visual e física, contribuem para sua dissolução no espaço. Essa relação com o espaço e com a luz que atravessam as tramas dos tecidos exige do observador um permanente esforço para corporificar essas estruturas limite. Sobre a artista Em seus objetos, esculturas e pinturas Marina Weffort trabalha com a ideia de movimento, tensão, peso e leveza. Na série Tecido, Marina age sobre a ortogonalidade da trama através do desfiar das linhas horizontais ou verticais, desencadeando uma nova organização na estrutura da trama criando luz e sombra, tensão e distensão, conferindo propriedades cinéticas ao material numa reconfiguração de lógica construtiva e escultural. Expôs individualmente na Galeria Marilia Razuk (2014 e 2010) e no Centro Cultural São Paulo (2009), onde ganhou o prêmio aquisição, participou de diversas exposições coletivas como Em Espera, com curadoria de Douglas de Freitas no Museu Murillo La Greca (2016), Instável, com curadoria de Douglas Freitas no Paço das Artes (2012), Nova Escultura Brasileira, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro (2011), Quase Figura, na Galeria Marilia Razuk (2011), Programa de Exposições no MARP, Museu de Arte de Ribeirão Preto (2009), entre outros.

 

 

Entrada actualizada el el 24 jun de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones