Exposición en Lisboa, Portugal

The city in my mind or the fear of my sky

Dónde:
A Pequena Galeria / Avenida 24 de Julho, 4C / Lisboa, Portugal
Cuándo:
06 abr de 2018 - 28 abr de 2018
Inauguración:
06 abr de 2018 / 18:00
Comisariada por:
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Descripción de la Exposición
O trabalho The city in my mind or the fear of my sky que Flávio Andrade apresenta n’ A Pequena Galeria revela uma persistente procura pelas entranhas da vida, no espaço urbano. O seu interesse pela cidade como lugar descolado do real permite-lhe percorrer geografias imaginárias, onde os lugares fazem habitar personagens que se ocupam de tarefas marcadas pela pulsão do desejo. Como diz Flávio, estes personagens “imaginados na cidade ou no campo, situam-se sobretudo, na minha cabeça”, ora condicionados às vicissitudes do quotidiano, ora marcados pela presença de um temor que se sobrepõe à ficção, dando-lhes uma existência mais próxima do real, onde o desejo, a religião, o prazer, o sexo e o sofrimento deixam as suas marcas. O fotógrafo mergulha no dilema apontado por Jacques Le Goff (Por Amor Às cidades: Conversações com Jean Lebrun) entre a cidade real e a cidade imaginada. Esta dicotomia permite ao sujeito experiências ... que forçosamente atravessam as várias camadas do tempo e do espaço, instalados na malha urbana. Factores como a pressão, o desgaste, a alienação, a contaminação, o condicionamento de espaço, influenciam as relações entre sujeitos. Para o artista, estas ligações são mais marcadas pelos segredos do que pela partilha. A cidade é como um corpo colectivo de micro e macro acontecimentos paralelos. O conjunto de fotografias expostas n’A Pequena Galeria apontam para esse sistema de ocorrências simultâneas. A interação entre as imagens orienta o olhar do espectador para um conflito entre a transparência e a opacidade, sugerida nas fotografias. Nesta existência simultânea encontramos ainda os corpos traçados de forma fragmentada, relacionando-se entre eles, como na referência de Le Goff a propósito da ideia dos cemitérios (ou cidade dos mortos), locais que, com o alargamento dos espaços urbanos, deixaram de estar fora da cidade e passaram a estar integrados no seu interior, adaptados como áreas de sociabilização. Este deslocamento abre um campo alargado de geografias imaginárias na relação quotidiana com a morte. No projecto The city in my mind or the fear of my sky esta ideia permanece como mote para uma aproximação às fotografias. Orlando Franco

 

 

Entrada actualizada el el 19 jul de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones