Descripción de la Exposición
A 3+1 Arte Contemporânea tem o prazer de anunciar The Pathos of Things, a mais recente exposição de Teresa Braula Reis (Lisboa, 1990), a sua primeira mostra individual na galeria.
O trabalho da artista desenvolve-se sobre um olhar fragmentário do universo da construção, numa passagem do arquitéctonico para o escultõrico. A noção da temporalidade deste universo assume particular importância na sua prática que reflecte sobre a ideia de ruína, memõria e nostalgia.
"O espaço que Teresa Braula Reis nomeia não é apenas aquele que emerge da posição que as suas construções geram. É, sobretudo, aquele que advém do que a matéria questiona, ou aquele que não detém um tempo certo, mas que existe enquanto anseio ou utopia." (Sérgio Fazenda Rodrigues em Revista Contemporânea, Agosto-Setembro 2016)
Para esta exposição The Pathos of Things a artista produziu uma série de esculturas e trabalhos sobre papel que exploram as possibilidades plásticas da degradação da matéria num gesto que explora a beleza subtil que reside no limite entre o que é destruição e recomposição.
Dispostos ao longo dos dois pisos da galeria, os objectos apresentados pela artista procuram estabelecer uma relação de empatia com o observador, potenciando desta forma uma sensibilidade sobre o que é efémero e transitõrio.
Teresa Braula Reis nasceu em 1990 em Lisboa, Portugal e vive e trabalha em Lisboa. Completou os estudos em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2012 e é Mestre em Fine Art pela Central Saint Martins College of Art and Design de Londres em 2011+. Foi bolseira pela University of the Arts London no âmbito do Mestrado. Em 2015 foi nomeada para o Prémio Novos Artistas da Fundação EDP. Expôs individualmente em Los Angeles, White Helmet na Baert Gallery (2017). Participou em diversas exposições coletivas, das quais se destacam: Variations Portugaises, Centre d'arte contemporain, Meymac (2018); Escala 1:1, La Tabacalera, Madrid (2018}; O Tempo Inscrito - Memória, Hiato e Projeção, Colecção Figueiredo Ribeiro, Abrantes (2017); Wa/k&Talk, Circuito de Arte Pública, São Miguel, Açores (2017); Portugal Portugueses, Museu Afro Brasil, São Paulo (2016); Questions of Relief, Galeria Vertical do Silo Auto, Porto (2016); Poetics of Space, 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa (2016); Notas sobre a construção do tempo, Circulo de Artes Plásticas de Coimbra, Ano Zero, Coimbra (2015); Opening Night, Chabah Yelmani Gallery, Bruxelas (2015); RESTATE by Art:i:curate, NEO Bankside, Londres (2011+); ln Transit, V22 project space, Londres (2013).
Actualidad, 21 nov de 2018
#loquehayquever en Portugal: arte asiático, abstracción española y creación emergente
Por PAULA ALONSO POZA
El Museo Coleção Berardo, el MAAT y el Museo de Serralves se sitúan a la cabeza de nuestra selección mensual con destacadas muestras nacionales e internacionales. Hay, además, propuestas que tienden puentes con otras colecciones ...
Exposición. 30 abr de 2025 - 14 sep de 2025 / Varios espacios de Madrid y otras ciudades españolas / Madrid, España
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España