Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Tudo a tende a ascender. Ou não

Dónde:
Pivô Arte e Pesquisa - Edifício Copan / Rua Ipiranga, 200 - Edificio Copan, Bloco A, loja 54 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
Desde 15 may de 2016
Inauguración:
03 abr de 2016
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Francesco João Scavarda inaugura a temporada de 2016 do programa Hello.Again com uma exposição que se divide em dois momentos: no dia 03/04 o artista ocupa o espaço térreo do Pivô com uma instalação que é prólogo para a exposição completa que abrirá no dia 15/05. Nesse primeiro momento da exposição, o artista apresenta uma réplica de uma obra de 1961 do artista moderno Lucio Fontana. Porém, na obra de Scavarda que estará no elevador do Pivô, o gesto radical do corte na tela, pelo qual Fontana é amplamente reconhecido, é simulado em guache, reproduzindo os rasgos do original. A ação de Lucio Fontana de rasgar a tela se torna estática na pintura de Scavarda, mas é recuperada, com humor, no movimento de subida do elevador. O nome da exposição, "Tudo a tende a ascender. Ou não.", joga ao mesmo tempo com o mecanismo do elevador, com a elevação "espiritual" de uma ... pintura como símbolo da chamada alta cultura e com a ascensão social dentro do meio das artes visuais. Francesco João Scavarda lança a questão: usar uma obra de Lucio Fontana eleva o grau de apreciação de seu trabalho? Apesar de escolher a pintura como suporte, a discussão do artista é sobretudo conceitual. A legitimidade garantida pela escolha da pintura é o que interessa a Scavarda. Se valendo da incontestabilidade dessa mídia, o artista faz tábula rasa com os temas de suas pinturas ao eleger imagens de fontes díspares, como a história da arte, histórias em quadrinhos ou embalagens de chocolate, elevando todas as imagens ao status de obra de arte. Francesco João Scavarda nasceu em Milão, Itália, em 1987 e vive e trabalha em São Paulo. Tem bacharelado em Artes Visuais pela Accademia di Brera, Milão. Entre suas principais exposições estão: Summertime '78, Kunsthalle São Paulo, São Paulo (2015), Outdoor I, Warm, São Paulo (2015), Nimm's Mal Easy, Ausstellungsraum Klingental, Basel, Suiça (2015), Extra DRY, Peep Hole, DRY, Milão, Itália (2014), Studiolo#8, Cabinet, Milão, Itália (2013), The Opposite of the Opposite Opposite of the Opposite, Gasconade, Milão, Itália (2012).

 

 

Entrada actualizada el el 29 mar de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones