Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Tudo em Ordem, Com Excepções

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Rua D. João de Castro, 210 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
27 jul de 2012 - 28 oct de 2012
Inauguración:
27 jul de 2012
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Comisarios: Jonathan Watkins, Andrea Villiani, Philippe Van Cauteren, Thibaut Verhoeven, João Fernandes.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Nedko Solakov (1957, Cherven Briag; vive e trabalha em Sofia, na Bulgária) é um dos artistas que protagoniza a cena artística contemporânea, como se pode constatar neste momento, pela sua participação com um grande projecto na XIII Documenta de Kassel. Solakov utiliza uma grande diversidade de técnicas artísticas, do desenho à pintura, da fotografia à colagem, da escultura à instalação, do texto ao vídeo, para desmascarar, por vezes através de um humor afinado e certeiro, as convenções da vida quotidiana, os estereótipos dos sistemas de comportamento e de pensamento contemporâneos, articulando as suas histórias pessoais com a história colectiva, a esfera privada com a dimensão social, a realidade e a imaginação.

 

Chega agora ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves Tudo em Ordem, Com Excepções, ... a mais importante exposição retrospectiva de Nedko Solakov, que o Museu de Serralves co-produziu com algumas prestigiadas instituições artísticas europeias: a Ikon Gallery (Birmingham, Reino Unido), o S.M.A.K. em Ghent (Bélgica) e a Galeria Cívica de Trento (Itália). Esta mostra apresenta uma selecção cronológica exaustiva das práticas artísticas de Solakov, entre 1981 e 2011.

 

Em cada um dos museus da sua itinerância, esta exposição apresentou obras diferentes, escolhidas pelos directores dessas instituições, que co-comissariam a exposição, e que trabalharam muito proximamente com o artista numa pesquisa do seu arquivo. Cada instituição apresenta, deste modo, cerca de 30 obras que não foram apresentadas nas outras instituições, a não ser que se tenha verificado uma coincidência nas escolhas dos seus directores. Uma grande quantidade e diversidade de desenhos, quadros, pinturas murais, fotografias, vídeos, reconstituições de instalações, assim como a apresentação de projectos até agora nunca realizados, feitos especialmente para esta exposição, vão surpreender os visitantes de Serralves neste Verão, mesmo aqueles que julgam ter já um conhecimento da obra do artista.

 

De certo modo, a exposição transforma-se numa outra obra que se junta às obras de arte que apresenta, num projecto ambicioso que reconstitui toda a vida e o trabalho de Nedko Solakov, num percurso autobiográfico que as suas salas nos propõem. A vastidão e a diversidade da obra produzida em trinta anos de actividade artística, que atravessaram também importantes mudanças históricas no seu país, a Bulgária, assim como na Europa, será também acessível aos visitantes através de um sistema de apresentação de pastas de arquivo que o artista criou especialmente para esta ocasião, abrindo possibilidades para um conhecimento tão pessoal quanto enciclopédico do mundo de Nedko Solakov, filtrado pelo seu agudo sentido de humor.

 

Por ocasião desta exposição, é publicado um importante catálogo retrospectivo dedicado ao artista, incluindo imagens de todas as obras apresentadas nas quatro exposições que se encontram nesta itinerância internacional, assim como documentação proveniente dos arquivos pessoais do artista e textos inéditos de Iara Boubnova (Directora do Instituto de Arte Contemporânea de Sófia), Christy Lange (Editora Associada da Frieze Magazine), e uma entrevista de Carolyn Christov-Bakargiev (Directora Artística da dOCUMENTA (13)) ao artista.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Nedko Solakov, The Collector of Art

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones