Inicio » Agenda de Arte

Um pretérito imperfeito

Exposición / Galería Presença / Rúa Miguel Bombarda, 570 / Oporto, Porto, Portugal
Ver mapa


Cuándo:
19 ene de 2013 - 23 feb de 2013

Inauguración:
19 ene de 2013

Organizada por:
Galería Presença

       


Descripción de la Exposición

Artistas: Mafalda Santos, Jan ?erých, Mariano Caló y Francisco Queimadela.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

A exposição colectiva Um Pretérito Imperfeito de Mafalda Santos, JanSerych, Mariana Caló e Francisco Queimadela, reúne obras que directa e indirectamente indagam sobre a natureza do tempo e sua relação com o espaço, a construção da história e da experiencia.

 

No seguimento do trabalho 'The Kappa Effect' iniciado em 2011, Mafalda Santos apresenta um novo conjunto de obras que novamente se focam sobre questões ligadas à percepção. Explorando as deformações e plasticidade com que concebemos e entendemos o tempo, condicionados pelos nossos próprios processos cognitivos e mecanismos de percepção, apresenta uma 'timeline' que procura simular uma deslocação no espaço composta por uma sucessão de estímulos a várias velocidades.

 

Jan ?erých?recicla formas geométricas que derivam de uma estética modernista na realização de uma série de pinturas inspiradas na estrutura simples de um alvo, para apresentar uma sequência que remete para o funcionamento fragmentado de um relógio. Ainda, nas suas 'pinturas-texto' procura desconstruir uma ideia linear de cronologia pela deslocalização e descontextualização de palavras e enunciados aparentemente retirados de uma narrativa.

 

Mariana Caló e Francisco Queimadela, em colaboração, apresentam mais um capítulo do projeto contínuo Gradações de Tempo sobre um Plano, iniciado em 2010. Do trabalho de campo, e registo em vários suportes (vídeo,som, fotografia, desenho e texto) de pesquisas e acções realizada nas encostas de 'Seven Sisters' (East Sussex, Reino Unido) apresentam 'Carta ao Porvir': uma instalação composta por uma projecção de vídeo, uma pilha de impressões e um livro pintado à mão. Esta propõe uma reflexão sobre a relação do Homem com a passagem do tempo, versando sobre a ideia de 'cápsula de tempo' como veículo transmissor de experiência e conhecimento cristalizados num dado momento e lugar.

 


Imágenes de la Exposición
Mafalda Santos, The Kappa Effect 4, 2013

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Mafalda Santos, The Kappa Effect 4, 2013

Mafalda Santos, The Kappa Effect 4, 2013

Recomendaciones ARTEINFORMADO

Exposición. 10 may de 2025 - 22 jun de 2025 / Galería Elba Benítez / Madrid, España

A Sônia

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Programa de Gestión Integral de Museos

Ver cursos propuestos en España