Exposición en

Unknown Structures / Unnamed Spaces

Dónde:
Cuándo:
26 abr de 2018 - 12 may de 2018
Inauguración:
26 abr de 2018 / 19:00
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Etiquetas:
Descripción de la Exposición
Nesta exposição, Rodrigo Rosa apresenta uma série de esculturas, acompanhada por desenhos das mesmas. O casamento entre a escultura e o desenho levanta questões que não querem ser respondidas, mas sim indefinidamente pensadas, sobre a íntima relação do artista com a cidade e a maneira como a emprega de forma a questionar o seu gesto e representação pictórica. «Tenho uma perspetiva muito específica da cidade, detesto-a tão intensamente que me deixa em êxtase, e acabo por a apreciar de alguma forma. É contraditório, um caso assumido de Síndrome de Estocolmo, aquilo que me faz sentir preso também acaba por ser aquilo me tranquiliza, como se existisse uma “ordem universal”, ou exatamente o oposto, sucintamente, faz-me sentir vivo. Acaba por ser uma visão um tanto melancólica, ser tão infeliz que acabo por me sentir confortável com isso, no meio de todo o caos. É uma sensação especial, a experiencia de deambular sem ... rumo pelas ruas – tal como se em modo de automatismo psíquico -, e cada detalhe, cada racha no chão ou tijolo fora de sítio tem a sua história, tudo tem a sua identidade, e tudo tem a sua ordem. Eu assumo esta relação, duma forma bastante intrínseca, e quero que o observador participe nela e tenha a sua própria experiência.» Objetos recolhidos pelo artista, com toda a sua história própria e marcas individuais – quase pessoais – são re-contextualizados para construir aquilo a que Rodrigo chama as Unknown Structures. Estas esculturas (Tower, Tower II, Tower III, Tower IV e Tower V) são definidas pela maneira como a identidade própria dos seus elementos abre para o observador um leque muito específico de possíveis significados – sustentados sobretudo em alusões ao meio urbano e á arquitetura. Estas esculturas são então confrontadas pelos desenhos da série Unnamed Spaces. A associação entre o desenho e a escultura assume um papel central nesta exposição, atribuindo um papel de destaque ao observador na procura e atribuição de significados. «A intenção é, sobretudo, deixar o observador criar o próprio contexto e a própria história destes objetos, da mesma maneira que se formulam os nossos próprios universos pessoais e privados a partir das nossas redondezas, e quem sabe, alcançar uma aproximação privada entre o objeto artístico e o observador. E quem sabe as possibilidades que essa relação entre a escultura e o desenho pode significar? Este embate de interpretações e perceções levanta questões, mas será que essas questões querem ser respondidas? Ou indefinidamente pensadas, talvez até contempladas? Esse papel é o do observador.»

 

 

Entrada actualizada el el 07 may de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones