Exposición en Copacabana, Mato Grosso, Brasil

Ventos do norte não movem moinhos

Dónde:
Galería INOX / Shopping Cassino Atlântico - Avenida Atlântica, 4240 subsolo 101 / Copacabana, Mato Grosso, Brasil
Cuándo:
Desde 18 may de 2021
Inauguración:
18 may de 2021
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A força motriz que girou os moinhos no que hoje chamamos Brasil, não veio do Norte. Aqui estamos, navegamos o sÉculo XXI, e os que ainda movem as engrenagens nessa terra são os herdeiros e herdeiras dos povos do Sul do mundo. Do Norte, experimentamos o domínio desde a colonização da modernidade ao imperialismo contemporâneo. As marcas coloniais permaneceram em nossa sociedade mesmo após a independência. Essas marcas que atravessam instâncias de nossa existência como o poder, o saber e o ser, chamamos de colonialidade. A colonialidade nos submete a padrões generalizantes, suprimindo as diversidades de fazer ciência, de se entender o cosmo, das relações interpessoais, políticas e religiosas. AlÉm de perpetuar violências de classe, raça e gênero, fazendo da nossa autonomia sempre uma obra embargada. A meta É garantir a submissão dos povos. Para seguirmos livres, precisamos nos despir dessa roupagem que não cabe em nós. Precisamos questionar as diretrizes que ... traçam as rotas que os corpos do sul devem seguir. Todo direcionamento É político, desde as coordenadas cartográficas à cultura de se fabricar desejos alienantes do capitalismo neoliberal. É tempo de inverter coordenadas, virar o mundo de cabeça para baixo e buscar concepções de vida que deem conta do nosso desejo de viver. É tempo de desaprender ideias enganosas trazidas pela colonização, de que a vida É um recurso a ser explorado. A vida É um bem comum e a liberdade É pão para todas as bocas. Para caminhar livre, precisamos seguir nosso próprio caminho, jamais nos guiarmos por referências que nem podemos enxergar. Para o lado de cá da linha do Equador, não É possível ver a Estrela Polar ártica, a Estrela do Norte. Nortear-se daqui É sinônimo de perder-se de seu lugar, de suas raízes, de suas práticas, de suas formas de ser e estar no mundo autonomamente. Daqui, a nossa referência É o Cruzeiro do Sul, navegamos por essa constelação. Para vencermos os desafios de nossa existência precisamos nos fixar em nossas próprias experiências a partir dos trópicos. Como disse D´Olne: Sulear.

 

 

Entrada actualizada el el 12 ene de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones