Exposición en São Pedro da Cova, Porto, Portugal

Viagem ao Paleozóico

Dónde:
Museu Mineiro de São Pedro da Cova / Rua de Vila Verde, 253. Casa da Malta / São Pedro da Cova, Porto, Portugal
Cuándo:
17 nov de 2012 - 02 feb de 2013
Inauguración:
17 nov de 2012
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

'Viagem ao Paleozóico' é uma das exposições do projeto 'Carlos Dias Trilobites', cujo conteúdo se baseia na representação artística de alguns exemplares dos seres vivos que existiram durante a Era Paleozóica.

 

Estão representados nesta mostra alguns animais dos períodos Câmbrico (Anomalocaris, Opabinia, Odontogriphus, Hallucigenia e Pikaia), Ordovícico (Trilobite e Cefalópode), Silúrico (Eurypterídeo), Devónico (Dunkleosteus e Ichthyostega), Carbónico (Meganeura) e do Pérmico (Dimetrodon).

 

Trata-se de uma exposição didática, que transporta o visitante numa 'viagem no tempo' proporcionando-lhe conhecer um pouco mais acerca dos primeiros seres que habitaram o nosso Planeta e da biodiversidade desse período. Estes seres, embora extintos, deixaram restos e vestígios da sua existência, os fósseis, que nos permitem fazer uma reconstituição da vida na Terra entre cerca de 540 e os 250 milhões de anos antes do presente.

 

A itinerância inicialmente intitulada 'A Biodiversidade no Paleozóico', com apenas três exemplares, nasceu de um projeto conjunto com o Geopark Arouca, território classificado pelas Redes Europeia e Global de Geoparques sob os auspícios da UNESCO. Foi no entanto no Clube Literário do Porto que a mostra cresceu, ganhando uma nova dinâmica com os elementos acrescentados.

 

De regresso ao Museu Municipal de Arouca, foi aí concluída a primeira fase deste projeto, ponto de partida para uma viagem que se iniciou em Novembro de 2011 no Norte Transmontano, passando pelas cidades de Mirandela, Chaves, Boticas e Vila Pouca de Aguiar. A exposição que conta já com cerca de 10.000 visitantes, de um público essencialmente escolar, está aberta a todos os interessados em aliar a arte ao conhecimento.

 

É com muito agrado que a exposição é agora apresentada em São Pedro da Cova, terra de grande Património Geológico, Paleontológico e Mineiro, onde se situam áreas de formações geológicas da Era Paleozóica. As jazidas fossilíferas são mundialmente conhecidas com a abundância de fósseis de trilobites do Período Ordovícico e de carvão, do Período Carbonífero marcado pela existência de grandes florestas.

 

Com a 'Viagem ao Paleozóico' em São Pedro da Cova, esperamos incentivar a motivação necessária para preservação e conservação do seu grandioso património.

 

É igualmente objetivo desta exposição alertar e fazer compreender a importância do estudo das extinções, em massa, do passado que podem proporcionar-nos lições de grande valor sobre o efeito da mudança climática na vida do planeta, tanto induzidas por fenómenos geodinâmicos como pelo próprio Homem.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Carlos Dias, Viagem ao Paleozóico

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones