Exposición en Curitiba, Parana, Brasil

Vão

Dónde:
Simões de Assis [ESPACIO CERRADO] / Alameda Dom Pedro II - Batel / Curitiba, Parana, Brasil
Cuándo:
09 feb de 2021 - 02 abr de 2021
Inauguración:
09 feb de 2021
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Documentos relacionados:
Descripción de la Exposición
O Vão é uma palavra que dentre os seus conceitos no dicionário pode ser algo desprovido de fundamento, separatista, inútil e um vazio. Contudo, ao que diz respeito a arquitetura o termo vão é uma fenda, uma passagem entre paredes que faz com que o ar e claridade entre. Duas estruturas que sustenta algo, que pode ser remetido como uma ponte ou um portal. Que de modo simbólico pode se entender como uma travessia, tal como a alegoria a Caverna de Platão[1], como a saída do indivíduo a luz para compressão do mundo dito “real”, ao mesmo tempo que novos códigos imagéticos se reconfiguram e se impregnam de enigmas, ao serem captadas pelo olhar. E que se justapõe, em uma comparação a “Filosofia da Caixa Preta”[2], como posto também pela a autora Susan Sontag. Onde a luz se abre do obturador e capta através deste feixe de luz uma interpretação ... do mundo [3], tal como opera as lentes de André Nacli. Um obturador que absorve paisagens e lastros de memórias, em um tempo tácito, em que há uma “duração interior”[4], com resquícios de uma reminiscência que se prolonga em um passado, presente[5], ou em um futuro possível, onde há vestígios de um ser que um dia habitou, mas que hoje apenas resta fragmentos ao meio natural. As fotografias de Nacli nos coloca também em um momento pós, em um futuro enigmático. Posto por um presente que insere neste instante de incertezas, e por forças naturais que se mostram em sua total magnitude, principalmente com relação ao homem. Em uma objetiva em que ressoa resquícios estéticos do sublime, ao captar um natural e suas complexidades que adentram antigas habitações em uma simbiose, que transcende o conceito do belo, e se opõe ao racionalismo. Justamente por suas imagens indagar nosso olhar sobre um vazio ontológico, tal como em o viajante sobre o mar de névoa[6], e sua insignificante pequenez do ser humano frente à imensidão da natureza e suas forças[7]. Assim, a exposição Vão, na Simões de Assis adentra no obturador interrogativo de André Nacli, por uma luz que aciona em nosso olhar o tempo, espaço e um ser, mesmo que este, o ser, não seja representado, mas está enquanto essência. Em uma lente que se justapõe conceitualmente entre a pintura e fotografia historicamente entrelaçados na arte e na estética. E nos projetam entre tempos, em jogos alegóricos que caminha em silencio e reinterpreta o mundo. E cria diversos vãos em suas recodificações imagéticas e dentre o conceito do vazio. [1] Sontag, Susan. Sobre Fotografia. [2] Referência a obra do teórico Vilém Flusser. Filosofia da Caixa Preta [3] Idem. [4] Bergson, Henri. 1993b, p. 200. [5] Idem [6] Caspar David Friedrich, 1817, óleo sobre tela, 94,8 x 74,8 cm. [7] Argan, Carlos Giulio. Arte Moderna. Companhia das Letras, São Paulo. p, 19.

 

 

Entrada actualizada el el 17 feb de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones