Exposición en Gávea, Rio de Janeiro, Brasil

Você é o que você veste

Dónde:
Movimento Arte Contemporânea / Rua dos Oitis, 15 / Gávea, Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
11 nov de 2023 - 09 dic de 2023
Inauguración:
11 nov de 2023 / 13 a 18 h.
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
"Você é o que você veste” é uma afirmação que ecoa no novo corpo de trabalhos do artista visual Tinho, e nos conduz a uma profunda reflexão sobre o complexo e multifacetado comportamento humano. "(...) Nesta série notável, o artista vale-se da pintura a óleo para explorar as múltiplas camadas de significados por trás das vestimentas. Utilizando como base fotografias de campanhas publicitárias e livros de referência da moda, nos apresenta retratos esvaziados, ausentes de corpos, uma provocação que nos incita a questionar: nos espaços deixados pelos corpos, quem são as pessoas por trás das roupas? Como percebemos, interpretamos, imaginamos e nos relacionamos com essas imagens? (...)" "(...) Ver não é algo isento, nos aponta o artista: “Diante de um corpo vestido e expressivo, não existe um olhar neutro ou desinteressado”. Há um campo de previsibilidades, padrões, comportamentos e, também, de lutas e resistências. Vemos através das lentes de nossas próprias experiências ... e contextos sociais, culturais, políticas, filosofias, crenças e muito mais. Vemos através de um corpo que se move e atua, com todas as camadas de conceitos e preconceitos, intenções, desejos, sonhos, afetos, desafetos, que aproximam ou nos distanciam. (...)" "(...) Estas questões surgem na obra do artista em um momento crucial, em que as vozes das minorias se levantam e são validadas, e o tópico de identidade emerge como forma de resistência, afirmação, individuação, legitimação e expressão simbólica, social, política e cultural. Torna-se evidente que esta exposição não se trata de moda, de roupas e do vestir, mas é um lembrete provocativo das intricadas teias de construções sociais e significados que envolvem o vestir, o corpo e a construção de identidade. (...)" Fernanda Terra

 

 

Entrada actualizada el el 13 dic de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones