Descripción de la Exposición
Voz Ativa: Biblioteca Social é uma instalação inédita que propõe a reativação da biblioteca da Casa do Povo, que permaneceu fechada por 40 anos. A proposta da artista Mariana Lanari consiste em distribuir os mais de 8 mil livros da coleção da instituição em um espaço de 500m² durante o período da exposição.
Os livros são organizados no chão sobre um desenho do mapa do Bom Retiro, bairro onde a Casa do Povo está situada. Projetar a vizinhança nos livros é uma forma de lembrar a origem desta biblioteca, formada por diversas coleções particulares de imigrantes que vieram para o Brasil fugidos da Segunda Guerra Mundial nos anos 40 e habitaram o Bom Retiro. Além de títulos em português, a biblioteca da Casa do Povo também reúne no seu acervo livros em ídiche, alemão, francês, russo e espanhol, e temas ligados à cultura de resistência, economia, política, movimentos sociais, vanguardas pedagógicas, literatura universal, arte e cultura judaica.
Assim como um bairro sem moradores não é uma vizinhança, uma biblioteca sem leitores é apenas um depósito. Em Voz Ativa: Biblioteca Social, o público é convidado a transitar por esta biblioteca-bairro e participar de uma performance sonora, em sete vozes mixadas ao vivo pela artista. Um sistema de som, com microfones distribuídos pelo espaço, permite leituras amplificadas e remixadas ao longo da exposição.
Exposición. 30 abr de 2025 - 14 sep de 2025 / Varios espacios de Madrid y otras ciudades españolas / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España