Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Vulneravelmente Humano

Dónde:
Galería Luisa Strina / Rua Padre João Manuel, 755 - loja 02 Cerqueira César / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
25 mar de 2023 - 29 abr de 2023
Inauguración:
25 mar de 2023 / 10 a 17 h.
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Vulneravelmente Humano, exposição individual de Clarissa Tossin, propõe um diálogo entre os conflitos civilizatórios da contemporaneidade e as fronteiras da extinção. As obras sinalizam a vulnerabilidade de todos os organismos vivos à medida que a humanidade continua extraindo recursos do planeta sem tempo hábil para reposição. Para o escritor e antropólogo Pedro Cesarino, que assina texto de apresentação da mostra, "para que um projeto artístico consiga reagir aos dilemas contemporâneos, torna-se cada vez mais indispensável estabelecer formas de interlocução que criem alternativas às matrizes estéticas ocidentalizadas. Afinal, é esse diálogo que permitirá oferecer pontos de vista sobre os impasses civilizatórios nos quais estamos todos envolvidos." A obra Vulneravelmente Humano no.2, que nomeia a mostra, levanta a discussão sobre como a humanidade busca explorar os recursos naturais que se encontram em corpos celestiais, como a lua. A roupa de astronauta, projetada para proteger humanos no espaço sideral, é frequentemente usada para demonstrar o ... triunfo da humanidade sobre os desafios de um ambiente futurístico inóspito. Já a roupa de astronauta de Tossin, age ao contrário, parece espectral, flácida e frágil. Feita de silicone misturado a pó de meteorito, o uniforme deixou de ser uma barreira contra os perigos do Espaço para tornar-se uma esponja para seus componentes materiais. O uniforme evoca também o desejo de encontrar abrigo e recursos no Espaço, como um refúgio para quando todos os recursos da Terra se esgotarem. Já a série de tapeçaria O 8º Continente, 2021, foi inspirada na pesquisa de Clarissa Tossin a respeito do Acordo da Lua, um tratado adotado pelas Nações Unidas em 1979. O acordo determina que o ambiente da Lua e de outros corpos celestiais “não deve ser afetado” e declara seus recursos naturais “patrimônio comum da humanidade”. Em 2015, porém, o Estados Unidos aprovou uma lei legalizando a mineração espacial, criada para expandir o extrativismo dos recursos naturais pelas grandes corporações para além de seus domínios originais na Terra. Entre as obras presentes na exposição, também estão Fatalidade do Aquecimento Global, Geografia Futura, o filme colaborativo Mojo’q che b’ixan ri ixkanulab’ / Antes de que los volcanes canten / Before the Volcanoes Sing, Elemento Valioso e Devir Mineral — série produzida durante a quarentena usando sobras de cerâmica que registram estas delicadas representações do rosto da artista em estado de desaparecimento parcial.

 

 

Entrada actualizada el el 23 mar de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones