Descripción de la Exposición
Desde 1991, conhecedores de arte, críticos, o público, etc., têm esperado pacientemente que Jerry – o rato – apareça de dentro de um buraco na parede. A razão de tão persistente expectativa reside nos truques do artista espanhol Juan Muñoz (Madrid, 1953 – Ibiza, 2001), que, como presente para a sua filha Lucia, elaborou um arguto comentário ao “crescente número de quartos escuros” nas instituições de arte, por intermédio da instalação Waiting for Jerry (1991). A peça – composta meramente por um buraco na parede, uma luz dentro dessa cavidade e sons reminiscentes da série de bonecos animados Tom&Jerry – faz referência ao que não está presente, à possibilidade de um ponto de fuga, de uma rota de escape para uma identidade fictícia. Foi, segundo Muñoz, o amor incondicional de Lucia a Jerry aquilo que impulsionou esta peça – a reconstrução de uma zona segura na qual ele possa descansar em paz dos contínuos ataques de Tom, um espaço no qual possa desaparecer.
Na série Tom & Jerry não há diálogo, tudo converge em acção pura e constante. Porquanto dura o suspense, o espectador tende a imaginar que Jerry conseguirá escapulir-se. No entanto, ele nunca chega a estar seguro. Se tal acontecesse, a narrativa terminaria por completo.
Contudo, em Waiting for Jerry é o oposto que tem lugar. Esta instalação de Muñoz está, implicitamente, a informar o espectador de que a história terminou. O entretanto é o que agora está em questão. Na verdade, a peça Ilustra um dos impulsos mais enigmáticos de Muñoz: o seu interesse por um espaço de empreendimento criativo, um espaço de introspecção onde, como o próprio disse, ”a acção tem lugar nas muitas horas em que nada sucede. Portanto, se há aqui um tema, ele é exactamente essa experiência.” 1 Este trabalho ”trata de um homem numa sala, à espera de nada.”
A questão que se põe, portanto, é a seguinte: será possível vermos uma peça e ser esse olhar, e não o objecto que é visto, aquilo que é relevante neste acto criativo? Pode este nada ser nossa exposição ou deveríamos esperar um pouco mais?
Exposición. 14 may de 2025 - 08 sep de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España