Exposición en Lisboa, Portugal

Zoom in zoom out – Diálogos das imagens com o real

Dónde:
MNAC-Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado / Rua Serpa Pinto, 4 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
18 feb de 2022 - 22 may de 2022
Inauguración:
18 feb de 2022
Comisariada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Promociones arteinformado
Descripción de la Exposición
De 18 de fevereiro a 22 de maio de 2022, está patente na Galeria [PeP], espaço do MNAC que integra o projeto [Portugal entre Patrimónios], a exposição ZOOM IN ZOOM OUT – Diálogos das imagens com o real, realizada em parceria com a ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra e com curadoria de Isabel Calado. Sobre a exposição Já sabemos que todas as imagens são representações, desde sempre assim foi. Isto quer dizer que nenhuma delas é a realidade e, ao mesmo tempo, talvez mais subtilmente, que todas mantêm com ela uma tensão. Dependendo da forma como lidam com esse vínculo, chamamos-lhes cópias, decalques, construções, memórias, vestígios, projeções, coisas imaginadas ou mesmo fantasias. Em ZOOM IN ZOOM OUT encontramos sete fotografias de Duarte Belo e sete desenhos de quatro artistas plásticos que com elas dialogam: António Faria, David Fossard, Inês Moura e Mimi Tavares. Sobre a fotografia haveria que realçar o seu ... statement mais imediato, que nos diz: eis a realidade. Apesar de todas as suas mais recentes mutações, ela é uma imagem material que permanece ancorada no mundo externo, a que hoje por vezes chamamos o Outro. O desenho, por sua vez, convoca mais facilmente o conceito de imagem mental. Provém de um olho pensante e de um eu sensível. Diferenciando-se da fotografia, que é fundamentalmente descritiva, ele tem mais habilidade para tratar conteúdos cognitivos e emocionais de carácter analítico e expressivo, para recodificar informação e para explicar. A verdade é que os dois géneros visuais pensam a realidade, embora a sirvam de modo diferente: a fotografia começa no mundo externo e não o perde de vista, o desenho não dispensa a cabeça do criativo e é isso que ele exterioriza. O olhar do fotógrafo, ao menos numa fase inicial, deixa-se contaminar pelos contornos dos próprios objetos e pela luz do território-que-ele-mesmo-se-pinta, mas que só poderá surpreender-nos e revelar os seus embutidos através da lente do primeiro. O olhar do desenhador domina o objeto e manifesta a exploração dos códigos linguísticos, tanto quanto um conceito, uma ideia, uma emoção. Os desenhos expostos procedem, numa escala variável, a uma subjetivação daquilo que os tocou nas estimulantes fotos de Duarte Belo. Isabel Calado

 

 

Entrada actualizada el el 30 mar de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la ficha de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Promociones arteinformado
Exposición Online
Exposición
28 jun de 2022 - 30 jul de 2022

Juana de Aizpuru / Madrid, España

Premio
01 oct de 2021 - 31 ago de 2022

Madrid, España

Formación
06 oct de 2022 - 30 jun de 2023

Institut Valencià d’Art Modern (IVAM) / Valencia, España

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones