Organización con colección

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD)

Logotipo
Dirección:
Rua Sacramento à Lapa, 21, Lisboa, Portugal
Equipo:
Curador de la Colección de Arte
Presidenta desde Enero de 2019
Enlaces oficiales:
Descripción de la Organización
A colecção de arte contemporânea da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento foi criada em 1986, como parte integrante da área da cultura, no âmbito dos projectos que visam o desenvolvimento económico e social em Portugal numa relação de cooperação com os Estados Unidos da América. A colecção foi iniciada por Manuel Castro Caldas – responsável pelas aquisições entre 1986 e 2005 -, com consultoria externa do Escultor Rui Sanches e posteriormente do Pintor Manuel Costa Cabral. Ao longo de vinte e cinco anos foi constituído um acervo que conta com cerca de 1000 obras de arte representativas de áreas da criação artística portuguesa, como desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, vídeo e instalação. Mais de dois terços do acervo coleccionado correspondem a obras sobre papel, sublinhando assim a importância do desenho na criação contemporânea. A colecção de arte tem sido, até hoje, a âncora de uma série de iniciativas realizadas pela Fundação, dividindo-se entre ... projectos de iniciativa própria e projectos expositivos em colaboração com outras instituições culturais, tais como: a Fundação Calouste Gulbenkian, o The Drawing Center em Nova Iorque, os museus que integram a estrutura da Secretaria de Estado da Cultura (exposições nos museus de Évora e Caldas da Rainha), a Generalitat de Catalunya em Espanha, a Fundação de Serralves, a Culturgest, o Museu Nogueira da Silva da Universidade do Minho, a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, o Museu do Vale do Côa e os museus sob a tutela da Direcção Regional da Cultura/Governo Regional dos Açores. Neste âmbito, a colecção foi também o ponto de partida para o programa de apoio à deslocação a Portugal de curadores residentes nos EUA, iniciado em 1992 e que visava dar a conhecer a colecção de arte, a produção artística nacional e os seus agentes culturais. Os curadores convidados para este programa representaram algumas das mais importantes instituições norte-americanas, tais como: o Hirshorn Museum and Sculpture Garden em Washington, D.C., o Carnegie Museum of Art em Pittsburg, o MoMA e o Guggenheim Museum em Nova Iorque, ou o Museum of Contemporary Art de Chicago. Em 1999 a Fundação Luso-Americana e a Fundação de Serralves, no Porto firmaram um protocolo para o depósito da Colecção no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Mais recentemente, em 2011, um outro protocolo foi assinado com a Direcção Regional da Cultura/Governo Regional dos Açores no sentido de promover um programa de exposições itinerantes pelos museus do arquipélago. Desde o início da colecção, foram solicitadas obras para exposições – cerca de 300 empréstimos – contribuindo, assim, para a divulgação estudo e conhecimento da arte contemporânea portuguesa.

 

 

Entrada actualizada el el 27 nov de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones
Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias